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5 de out. de 2011

Osklen

          A Osklen, marca brasileira de (alta) moda masculina e feminina, foi criada em 1989 por Oskar Metsavaht. Uma marca de lifestyle, a Osklen está posicionada entre as marcas de sportwear e as ecobrands. A marca é considerada premium por misturar o "urbano e a natureza, o global e o local, o orgânico e o tecnológico". Metsavaht lança os fundamentos do desenvolvimento sustentável para a Osklen e assim implementa estratégias que dão início aos projetos socioambientais na moda.
          A empresa foi criada também em 1989, por Rafael Rezende e tem sua sede no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.
          A primeira loja Osklen foi inaugurada em 1989, em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro. Em 1991 abre sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro, em Ipanema. No início dos anos 1990, a marca começa a ser reconhecida pelo seu estilo inovador, de qualidade internacional, e pelos novos conceitos de esportes de ação e aventura do período.
          Em 1992 realiza seu primeiro desfile no Copacabana Palace, com um público bem diversificado com socialites, esportistas, surfistas e artistas.
          Em 1999 foi lançada a primeira t-shirt, feita com cânhamo – uma fibra resistente que não utiliza produtos químicos em sua produção. Também foi nesse ano que a Osklen iniciou o desenvolvimento do algodão orgânico em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a ONG Esplar, no Ceará, em um momento que não se falava de sustentabilidade como se fala hoje, quando ainda não havia histórico de práticas sustentáveis no Brasil.
          Também em 1999, a marca amplia suas coleções de moda com a linha feminina. Além do snowboard, o surfe, o trekking e o skate também ganharam produtos da marca, sempre prezando por design diferenciado e tecnologia têxtil.
          Desde 1999 a Osklen avançou na pesquisa e desenvolvimento de materiais e processos sustentáveis e, assim, formalizou o projeto e-fabrics, em parceria com o Instituto-E. Essas peças chamadas e-fabrics utilizam materiais de origens recicladas, orgânicas, naturais e artesanais, desenvolvidos por comunidades, cooperativas, ou por grupos industriais.
          Dentre eles, destacam-se os couros de salmão e pirarucu, usados na confecção de acessórios, tênis, bolsas e carteiras; malha PET, composta por algodão e fibra de poliéster proveniente da reciclagem de embalagens PET; algodão orgânico, cultivado sem uso de substâncias tóxicas ao meio ambiente; tricot reciclado, feito de fios de algodão desfibrado, proveniente do reúso de sobras da indústria têxtil; e seda orgânica, fabricada a partir de casulos rejeitados pela indústria tradicional por estarem fora do padrão. Estes e-fabrics ainda são tingidos naturalmente, sem poluir o meio ambiente.
          Fundado e presidido por Metsavaht e dirigido pela socióloga Nina Almeida Braga, o Instituto-E idealiza e implementa projetos socioambientais inspirados no conceito dos 6 “e”s – earth, environment, energy, education, empowerment e economics – com o objetivo de ajudar a promover o Brasil como o país do desenvolvimento humano sustentável.
          No ano de 2000 foi feito o lançamento das primeiras t-shirts de algodão orgânico com assinatura e-brigade. Idealizado por Oskar Metsavaht, o e-brigade é um movimento que surgiu sob o slogan “Save your Lifestyle. Act Now”. Seu objetivo era reunir ecologistas, professores, sociólogos e organizações de preservação ambiental, organizações de ação comunitária, empresas e instituições de pesquisa e ensino para combater a desinformação quanto ao desenvolvimento sustentável ambiental e social. Divulgar os ensinamentos da Carta da Terra, da Agenda 21, da Convenção da Biodiversidade e do Protocolo de Kyoto.
          Em 2003 passa a desfilar no São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, mesmo ano que lança a linha Osklen Collection, que desenvolve peças com materiais sofisticados, acabamentos especiais e em séries limitadas, sem abandonar sua ligação com os esportes e a natureza.
          Na coleção de Inverno 2007, Oskar Metsavaht convoca uma brigada urbana contra a degradação do meio ambiente, onde o homem e a mulher assumem o papel de guardiões da Amazônia.
          Em 2008 lança o projeto ambiental e-brigade, de comunicação multimídia visando à educação ambiental. Foram criadas roupas em tecidos reciclados, com estampas que destacam pontos fundamentais do movimento ecológico, como a Carta da Terra e o Protocolo de Kyoto.
          Em 2012, a Alpargatas anunciou a compra de 30% da Osklen por R$ 67,5 milhões. No final de 2014, pagou R$ 159 milhões por 30% a mais e assumiu a Osklen, que contava com 80 lojas, sendo 58 unidades próprias e 22 franquias. Sete anos depois, no final de setembro de 2021, eram 75 unidades, sendo 48 unidades próprias e 27 franquias.
          A Osklen hoje tem 62 lojas no Brasil, duas lojas em Milão, uma em Nova York, em Miami, em Tóquio, em Roma, além de showroom na Itália, França, Espanha, Grécia e Portugal. Exporta também para Bélgica, Chile e Oriente Médio.
          Em 1º de novembro de 2021, a Alpargatas confirmou que recebeu uma oferta vinculativa do Grupo Dass para adquirir 60% do capital da Osklen, avaliado em R $ 400 milhões,. A Dass vai pagar R $ 180 milhões em três parcelas anuais e um valor variável de até R $ 60 milhões, dependendo do cumprimento de certas metas em 2022 e 2023. Do valor negociado, é necessário descontar a dívida da Osklen - o valor não foi revelado.
(Fonte: site da empresa / Wikipédia / Valor - 03.11.2021 - partes)

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