Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

J!Quant

          A empresa tem nome de operação matemática: J!Quant (Jota Fatorial Quant), batizada em homenagem à operação identificada pelo sinal de exclamação e que é um dos pesadelos de estudantes de exatas.
          A J!Quant foi fundada em São Paulo em 2014 por Dionisio Agourakis, nascido em 1988. Agourakis, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com mestrado em ciência da computação pelo instituto Tecnológico de Aeronáutica, encontrou nos problemas e nas equações um filão promissor. Ele sentiu que podia aliar seu conhecimento em administração de empresas com o de analytics, uma área ainda pouco conhecida no Brasil, e criar um negócio novo, explica.
          Antes de abrir a empresa, Agourakis trabalhor na controladoria de uma fábrica de móveis, a Alberflex, fundada por seu avô Alberto Chiuratto, em 1959. A experiência serviu para ele entender melhor os principais desafios da gestão, desde a manutenção do estoque até o fluxo de caixa.
          A J!Quant analisa massas de dados e cria algoritmos que aumentam a eficiência de aspectos fundamentais de uma atividade, como redução de desperdícios , conquista de clientes, lançamentos de produtos e otimização da logística.
          A empresa atua num mercado em ebulição, mas sui generis. Seus projetos não entregam um produto físico, nem mesmo uma apresentação de Power Point - Agourakis vende algoritmos. Em 2014, o mercado de big data faturou mais de 18 bilhões de dólares, em 2016 chegou a 28 bilhões. Em 2019, movimenta quase 50 bilhões de dólares.
          Cada vez mais, grandes empresas criam departamentos internos de dados e contratam startups que as ajudem a encontrar respostas mais rápidas e assertivas para cortar custos e crescer - um grande mercado a ser explorado pela J!Quant.
          Em 2014, quando a J!Quant foi criada, o Brasil ainda estava engatinhando no setor, e a startup levou três anos para decolar. O cenário começou a mudar em 2016, quando a Ambev, líder do mercado de bebidas no Brasil, criou um departamento de análise de dados e começou a procurar fornecedores na área.
          Um funcionário da Ambev conheceu Agourakis em uma palestra sobre o tema que o empreendedor deu na escola de negócios Insper, em São Paulo. A J!Quant criou um algoritmo que otimizou o trajeto dos caminhões da Ambev. Um dos efeitos foi a redução de até 20% nos roubos de carga.
          A startup tem contrato sigiloso com outros clientes, mas entre as demandas mais comuns estão algoritmos para ajudar a vender mais com o mesmo número de vendedores e lojas. As empresas também perguntam como alocar adequadamente as verbas de marketing e propaganda em cada praça que atuam, para ter os melhores resultados.
          Com dez funcionários, a J!Quant deve faturar 9 milhões de reais em 2019 atendendo a cientes como a rede de lanchonetes McDonald's e a cervejaria Ambev.
Fonte: revista Exame- 12.06.2019)

Nenhum comentário: