Em fevereiro de 2000, o empreendedor Marcos de Moraes (filho de Olacyr de Moraes, o então rei da soja) vendeu seu negócio na internet, o Zip.Net, para a PT Multimedia, da Portugal Telecom por 365 milhões de dólares, no maior negócio que um empreendedor da rede já fechou no Brasil (Moraes ficou com mais de 300 milhões).
Depois da venda da Zip.Net, ele criou uma holding para controlar seus investimentos chamada B4 (cuja pronúncia é before em inglês, ou "antes", dando a conotação de antecipação).
No final do ano 2000, a B4 comprou 50% da Language, uma loja moderninha em Nova York, que já vinha recebendo prêmios da moda, que vendia um pouco de tudo: roupas, objetos de arte, livros e móveis. Seus sócios eram Lipe Medeiros e Ana Abdul.
Num curto espaço de tempo, virou ponto da moda nova-iorquina e atraiu uma seleta clientela de famosos. Fazia sucesso entre celebridades como as cantoras Courtney Love e Madonna.
Boa parte dos negócios de Moraes envolve sua enorme rede de contatos. Mas fechar negócios com base na amizade às vezes traz problemas, como no caso da Language. "Confiei num amigo de infância", diz Moraes. "No final do ano passado (2003), descobri que não tínhamos dinheiro nem para a folha de pagamento".
Segundo Moraes, os sócios usavam o caixa da Language para bancar gastos extravagantes, como hospedagens milionárias no hotel Ritz, em Paris. Ele brigou na justiça para ter de volta os 8 milhões de dólares investidos. Pouco depois de fechar a Language, Moraes vendeu as marcas de roupas Mandi e Flor para seu amigo Marcelo Loureiro.
Depois da venda da Zip.Net, ele criou uma holding para controlar seus investimentos chamada B4 (cuja pronúncia é before em inglês, ou "antes", dando a conotação de antecipação).
No final do ano 2000, a B4 comprou 50% da Language, uma loja moderninha em Nova York, que já vinha recebendo prêmios da moda, que vendia um pouco de tudo: roupas, objetos de arte, livros e móveis. Seus sócios eram Lipe Medeiros e Ana Abdul.
Num curto espaço de tempo, virou ponto da moda nova-iorquina e atraiu uma seleta clientela de famosos. Fazia sucesso entre celebridades como as cantoras Courtney Love e Madonna.
Boa parte dos negócios de Moraes envolve sua enorme rede de contatos. Mas fechar negócios com base na amizade às vezes traz problemas, como no caso da Language. "Confiei num amigo de infância", diz Moraes. "No final do ano passado (2003), descobri que não tínhamos dinheiro nem para a folha de pagamento".
Segundo Moraes, os sócios usavam o caixa da Language para bancar gastos extravagantes, como hospedagens milionárias no hotel Ritz, em Paris. Ele brigou na justiça para ter de volta os 8 milhões de dólares investidos. Pouco depois de fechar a Language, Moraes vendeu as marcas de roupas Mandi e Flor para seu amigo Marcelo Loureiro.
"A Language era a minha base de exportação", disse. "Sem ela, perdi o interesse pelo negócio da moda".
A Language era um negócio relativamente pequeno, e o desentendimento com os sócios foi fatal. Em abril de 2004, a loja fechou as portas.
A Language era um negócio relativamente pequeno, e o desentendimento com os sócios foi fatal. Em abril de 2004, a loja fechou as portas.
(Fonte: revista Exame - 21.07.2004)
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