Foi na década de 1990 que a Andrade Gutierrez começou a diversificação de seus negócios e hoje atua em mais de 40 países em áreas como engenharia e construção, logística, saúde, energia, defesa e segurança, infraestrutura, saneamento (com participação na Sanepar), concessões (com participação na CCR) e telecomunicações. Antecipando-se à abertura de mercado, criou em 1993 a AG Telecom. A partir daí construiu a maior empresa de telecomunicações das Américas, a Oi e uma das três principais empresas de contact center do mundo, a Contax.
Nascida da cisão da Telemar, que adotou a marca Oi após a privatização, a Contax atingiu a maior receita do setor em 2005, posto mantido por quase uma década com aquisições no Brasil e no exterior.
Em 2010, a Contax adquire a marca Ability.
No auge, de 2013 a 2014, teve 108 mil funcionários em 75 unidades. O cenário começou a piorar em 2015. As sucessivas aquisições e a forte relação com a Oi atrapalharam as finanças. A Oi, em recuperação judicial desde meados de 2016, representava 50% da receita da Contax. Entre 2015 e 2018, a receita caiu de R$ 3,2 bilhões para R$ 1,4 bilhão, valor insuficiente para pagar a dívida. A Contax atende também clientes como Claro, Tim e Vivo.
Em 11 de setembro de 2017 é implementada a mudança da marca corporativa que passa a denominar-se Liq Participações, resultado da união da Contax com a Ability. As marcas Contax e Ability deixam de ser usadas. Na internet, só é possível achar o site liq.net.br, com redirecionamento feito a partir dos domínios antigos.
O novo nome deriva de “líquido”. Foi pensado para compreender a adoção de novos serviços digitais. Quando surgiu, a Contax era exclusivamente um call center. Aos poucos, passou a atender clientes com recursos variados, e em plataformas diferentes do telefone.
Considerando dados de janeiro de 2020, a Liq tem 21 mil empregados em 10 unidades. A Oi faz 30% da receita da Liq.
Nascida da cisão da Telemar, que adotou a marca Oi após a privatização, a Contax atingiu a maior receita do setor em 2005, posto mantido por quase uma década com aquisições no Brasil e no exterior.
Em 2010, a Contax adquire a marca Ability.
No auge, de 2013 a 2014, teve 108 mil funcionários em 75 unidades. O cenário começou a piorar em 2015. As sucessivas aquisições e a forte relação com a Oi atrapalharam as finanças. A Oi, em recuperação judicial desde meados de 2016, representava 50% da receita da Contax. Entre 2015 e 2018, a receita caiu de R$ 3,2 bilhões para R$ 1,4 bilhão, valor insuficiente para pagar a dívida. A Contax atende também clientes como Claro, Tim e Vivo.
Em 11 de setembro de 2017 é implementada a mudança da marca corporativa que passa a denominar-se Liq Participações, resultado da união da Contax com a Ability. As marcas Contax e Ability deixam de ser usadas. Na internet, só é possível achar o site liq.net.br, com redirecionamento feito a partir dos domínios antigos.
O novo nome deriva de “líquido”. Foi pensado para compreender a adoção de novos serviços digitais. Quando surgiu, a Contax era exclusivamente um call center. Aos poucos, passou a atender clientes com recursos variados, e em plataformas diferentes do telefone.
Considerando dados de janeiro de 2020, a Liq tem 21 mil empregados em 10 unidades. A Oi faz 30% da receita da Liq.
Em 12 de setembro de 2023, a Contax, então controlada pela Atma, concluiu a aquisição da Youtility, empresa de atendimento por canais digitais.
(Fonte: tele.síntese - 11.09.2017 / jornal Valor - 02.01.2020 / 13.09.2023 - partes)
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