Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Livraria da Travessa

          A Livraria da Travessa foi fundada por Rui Campos e Roberto Guedes em 1986 no Rio de Janeiro.
          Desde 2013, é a livraria oficial da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty.
          Em São Paulo, a primeira unidade da Livraria da Travessa foi inaugurada em outubro de 2017 no Instituto Moreira Salles (IMS), que inaugurou sua sede no final de setembro (2017) na Avenida Paulista, 2424. O prédio, que demorou seis anos para ficar pronto, custou R$ 150 milhões e possui sete andares, todos com pé-direito duplo. A rede levou para o espaço um acervo de livros nacionais e importados, focado nas artes visuais, com destaque especial para a fotografia, foco também do IMS.
          Além dos livros, a Travessa também vende material de papelaria exclusivo. No âmbito das publicações nacionais, as obras do próprio IMS e títulos de editoras como Estúdio Madalena, Ikrek, Masp, Instituto Tomie Ohtake, Cobogó, Bei, entre outros, estão presentes.
          A Livraria da Travessa já chegou a ter 13% das suas vendas anuais de livros feitas por meio de canais digitais e hoje (outubro de 2023) está em 6%. Mas sua estratégia nunca foi direcionada ao digital. Ela envolve investimento em arquitetura, acervo importado e atendimento para manter a atratividade e experiência das lojas físicas, que demoram até 6 meses para ficarem prontas.
          A rede cresce conforme surgem novas propostas de espaços, em convergência com a filosofia da empresa.
          A Travessa, assim como e Livraria da Vila, de São Paulo e a Leitura de Minas, vão na contramão das previsões e vêm em acelerada expansão nos últimos anos, período em que as até então líderes do mercado minguaram. 
          A estratégia de expansão da Livraria da Travessa é, nas palavras do sócio Rui Campos, “peculiar”. A rede tem lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma loja em Lisboa. “Quando me perguntam pelo projeto, qual é o plano de expansão da Travessa, eu digo assim: não temos. É uma coisa que a gente vai fazendo na medida que surjam oportunidades”, diz. O faturamento anual da empresa está na casa dos R$ 110 milhões, com uma margem de lucro de aproximadamente 5%.
          A aposta da maioria das redes tem sido: espaços menores, com cafés, atendentes amantes de livros, espaço para leitura e cópias à disposição do público. “O que estamos vendo agora é o surgimento de muitas livrarias independentes de tamanho menor, mas com grande foco no cliente, no atendimento”, explica Rui Campos, sócio da Livraria da Travessa.  
          A rede é composta de 14 lojas físicas e da loja virtual. Estão localizadas no Rio de Janeiro, uma em Ribeirão Preto e em São Paulo.
(Fonte: Wikipédia / PublishNews - 22.10.2018 / Valor - 06.10.1023 - partes)

Nenhum comentário: