Em 1969, os astronautas Armstrong, Aldrin e Collins começaram uma jornada para deixar a lua um pouco mais perto. Também em 1969, Dalsey, Hillblom e Lynn começaram uma jornada para deixar a terra um pouco menor: fundaram o grup Deutshe Post DHL, empresa alemã especializada em armazenamento e distribuição. Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn foram pioneiros na indústria de entregas expressas e ajudaram a deixar o mundo um pouco mais próximo.
A uma hora de Manhattan, o distrito mais conhecido de Nova York, está localizado um dos maiores centros de distribuição de mercadorias dos Estados Unidos. Ele pertence à DHL. Com 18,5 mil m², o espaço reúne o que há de mais moderno em automação: os pacotes são colocados em esteiras velozes com codificadores que fazem a triagem automática do endereço de entrega e direcionam o produto para a distribuição. A substituição do trabalho manual por máquinas faz a unidade processar 40 mil encomendas por hora, 60% a mais do que normalmente é despachado em unidades sem essa tecnologia.
Ao longo dessas quase cinco décadas, o compromisso da DHL com a excelência e inovação tem ajudado empresas no mundo todo a desenvolverem seus negócios e a entrarem em novos mercados. A DHL ostenta a liderança global do mercado de entregas expressas internacionais.
No Brasil, a DHL está desde 1976 e conta com 11,6 mil funcionários. O faturamento global gira na casa dos € 60,4 bilhões. Como inovações a DHL tem drones de vigilância, robôs colaborativos, realidade aumentada e veículos semiautônomos
A uma hora de Manhattan, o distrito mais conhecido de Nova York, está localizado um dos maiores centros de distribuição de mercadorias dos Estados Unidos. Ele pertence à DHL. Com 18,5 mil m², o espaço reúne o que há de mais moderno em automação: os pacotes são colocados em esteiras velozes com codificadores que fazem a triagem automática do endereço de entrega e direcionam o produto para a distribuição. A substituição do trabalho manual por máquinas faz a unidade processar 40 mil encomendas por hora, 60% a mais do que normalmente é despachado em unidades sem essa tecnologia.
Ao longo dessas quase cinco décadas, o compromisso da DHL com a excelência e inovação tem ajudado empresas no mundo todo a desenvolverem seus negócios e a entrarem em novos mercados. A DHL ostenta a liderança global do mercado de entregas expressas internacionais.
No Brasil, a DHL está desde 1976 e conta com 11,6 mil funcionários. O faturamento global gira na casa dos € 60,4 bilhões. Como inovações a DHL tem drones de vigilância, robôs colaborativos, realidade aumentada e veículos semiautônomos
A DHL Supply Chain, braço de armazenagem e distribuição do grupo alemão DHL, inicia, em maio de 2024, operações de aviões cargueiros no Brasil em parceria com a Levu Air Cargo, startup sediada em Campinas (SP). Até então, a carga aérea da empresa dependia exclusivamente do espaço disponível em aviões comerciais. Juntas, DHL e Levu investiriam R$ 480 milhões e R$ 530 milhões, respectivamente, no arrendamento de quatro aeronaves com capacidade total mensal de 10 mil toneladas e na instalação de centros de operação nos terminais.
O plano é que a primeira aeronave, um A321-200PCF P2F, entre em operação em maio de 2024, coincidindo com o aumento da demanda do comércio eletrônico e a entrada de vários novos players no setor de carga aérea. Plínio Pereira, presidente da DHL Supply Chain Brasil, mencionou que os primeiros voos serão operados diariamente entre Viracopos (Campinas) e Manaus (AM) e três vezes por semana entre Viracopos e Recife (PE), com previsão de adição de escala em Belém (estado do Pará) dentro de alguns meses. O investimento inclui filiais em cada um dos quatro aeroportos, com contrato inicial de sete anos.
No âmbito desta parceria, a DHL terá prioridade de ocupação nas aeronaves, enquanto a Levu poderá vender qualquer espaço excedente. O risco do negócio, como falta de carga, será assumido pelo grupo alemão, que também utilizará a rota para outras unidades no Brasil e conectará cargas internacionais à malha doméstica.
O CEO da Levu, Rodrigo Pacheco, espera concluir em maio de 2024 o processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para iniciar as operações. A frota será composta por quatro aeronaves Airbus: dois A330-300P2F com capacidade de 59 toneladas cada e dois A321-200PCF P2F com capacidade de 27 toneladas cada.
(Fonte: anúncio da empresa, com texto adaptado / IstoÉDinheiro - 14.12.2018 / Valor - 14.05.2024 - partes)
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