Desde sua fundação no norte da Itália em 1946, a Ferrero se dedica com excelência e paixão à arte de criar os chocolates mais refinados.
Nos anos 1940 Piera e Pietro Ferrero transformaram uma doceria em uma fábrica. Nessa época os primeiros e decisivos passos se devem aos produtos "inventados" por Pietro e seu filho Michele, que era então muito jovem.
Outro fator importante para o sucesso foi a eficaz rede de vendas organizada por Giovanni, irmão de Pietro, que morreu em 1949.
Em tempos mais modernos, o grande responsável pelo desenvolvimento do grupo é Michele Ferrero. Com ideias brilhantes e o desejo de fazer e criar novos produtos, ele revolucionou os hábitos alimentares de milhões de consumidores. Graças a uma parceria consistente e eficiente com sua esposa Maria Franca, ele foi o primeiro fabricante italiano a abrir fábricas e escritórios no setor de doces no exterior após a Segunda Guerra Mundial, transformando sua empresa em um grupo verdadeiramente internacional.
Nos anos 1940 Piera e Pietro Ferrero transformaram uma doceria em uma fábrica. Nessa época os primeiros e decisivos passos se devem aos produtos "inventados" por Pietro e seu filho Michele, que era então muito jovem.
Outro fator importante para o sucesso foi a eficaz rede de vendas organizada por Giovanni, irmão de Pietro, que morreu em 1949.
Em tempos mais modernos, o grande responsável pelo desenvolvimento do grupo é Michele Ferrero. Com ideias brilhantes e o desejo de fazer e criar novos produtos, ele revolucionou os hábitos alimentares de milhões de consumidores. Graças a uma parceria consistente e eficiente com sua esposa Maria Franca, ele foi o primeiro fabricante italiano a abrir fábricas e escritórios no setor de doces no exterior após a Segunda Guerra Mundial, transformando sua empresa em um grupo verdadeiramente internacional.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a marca “Rocher”, que significa rocha em francês, é uma alusão à pedra da gruta de Massabielle, em Lourdes (França), onde Nossa Senhora apareceu para Santa Bernadette Soubirous. Um fato que também demonstra a importância desse produto para Michele é que o chocolate “Ferrero Rocher”, lançado em 1982, é o único produto da companhia que leva o nome da família.
Em tempos em que há muitas críticas ao capitalismo, Michele Ferrero foi um exemplo vivo de que ninguém é ruim por ser rico, e que a riqueza é dada por Deus para fazer o bem, como fazia este grande homem de Deus. Todo ano, ele organizava uma peregrinação de seus empregados franceses ao Santuário de Lourdes, onde ele próprio costumava presidir a procissão das velas no final do dia. Ferrero também levava os altos diretores de sua holding para participar do ato religioso, invocando a intercessão de Santa Bernadette perante Nossa Senhora. Outra prova da importância da devoção mariana para Ferrero é o testemunho de Giuseppe Rossetto, que foi prefeito da cidade de Alba durante dez anos. Segundo ele, “as estratégias do grupo se debatiam entre terços e orações”
Ferrero era muito reservado, não concedia entrevistas e há muito poucas fotos dele em jornais, revistas e na Internet. Mas, em uma de suas raríssimas declarações públicas, Michele atribui o sucesso de sua empresa a Nossa Senhora de Lourdes: “O sucesso da Ferrero é mérito da Virgem de Lourdes. Sem ela, nós pouco podemos”.
Em tempos em que há muitas críticas ao capitalismo, Michele Ferrero foi um exemplo vivo de que ninguém é ruim por ser rico, e que a riqueza é dada por Deus para fazer o bem, como fazia este grande homem de Deus. Todo ano, ele organizava uma peregrinação de seus empregados franceses ao Santuário de Lourdes, onde ele próprio costumava presidir a procissão das velas no final do dia. Ferrero também levava os altos diretores de sua holding para participar do ato religioso, invocando a intercessão de Santa Bernadette perante Nossa Senhora. Outra prova da importância da devoção mariana para Ferrero é o testemunho de Giuseppe Rossetto, que foi prefeito da cidade de Alba durante dez anos. Segundo ele, “as estratégias do grupo se debatiam entre terços e orações”
Ferrero era muito reservado, não concedia entrevistas e há muito poucas fotos dele em jornais, revistas e na Internet. Mas, em uma de suas raríssimas declarações públicas, Michele atribui o sucesso de sua empresa a Nossa Senhora de Lourdes: “O sucesso da Ferrero é mérito da Virgem de Lourdes. Sem ela, nós pouco podemos”.
E agora a história da Ferrero chegou à terceira geração. Pietro e Giovanni Ferrero, filhos de Michele e de Maria Franca (e netos do fundador Pietro Ferrero e Piera), trabalharam juntos no topo do Grupo como diretores administrativos por mais de 10 anos. Em abril de 2011, Pietro Ferrero morreu tragicamente na África do Sul, enquanto trabalhava em uma missão humanitária, inspirada e conduzida por ele, e que tinha como objetivo relançar as Empresas do Grupo Ferrero.
Hoje Giovanni Ferrero continua a dirigir com sucesso a empresa, visando atingir metas ainda mais ambiciosas e mantendo a mesma inspiração e motivação que foram tão fortemente compartilhadas com seus pais e seu irmão. Hoje, como ontem, a empresa é baseada em sólidos valores familiares.
Resumindo, por trás da marca, do volume de negócios e da extensão multinacional da empresa, há a história de família piemontesa brilhante e de caráter forte, que obtém sua extraordinária capacidade de crescimento do lema da Fundação Ferrero: “Trabalhar, Criar, Doar”.
A Ferrero Rocher pertence ao grupo Ferrero que tem também no portfólio as marcas Nutella, Kinder e Tic-Tac. É dona também da Confetteria Raffaello. O grupo possui 15 fábricas e emprega mais de 20 mil pessoas.
Em junho de 2015, a Ferrero fechou a compra de 29,9% da britânica centenária Thorntons Plc por 112 milhões de libras – ou 178 milhões de dólares. Com a aquisição, a Ferrero International terá mais poder para competir com a Lindt e garantir a quarta posição entre as maiores do setor de chocolates no mundo.
Hoje Giovanni Ferrero continua a dirigir com sucesso a empresa, visando atingir metas ainda mais ambiciosas e mantendo a mesma inspiração e motivação que foram tão fortemente compartilhadas com seus pais e seu irmão. Hoje, como ontem, a empresa é baseada em sólidos valores familiares.
Resumindo, por trás da marca, do volume de negócios e da extensão multinacional da empresa, há a história de família piemontesa brilhante e de caráter forte, que obtém sua extraordinária capacidade de crescimento do lema da Fundação Ferrero: “Trabalhar, Criar, Doar”.
A Ferrero Rocher pertence ao grupo Ferrero que tem também no portfólio as marcas Nutella, Kinder e Tic-Tac. É dona também da Confetteria Raffaello. O grupo possui 15 fábricas e emprega mais de 20 mil pessoas.
Em junho de 2015, a Ferrero fechou a compra de 29,9% da britânica centenária Thorntons Plc por 112 milhões de libras – ou 178 milhões de dólares. Com a aquisição, a Ferrero International terá mais poder para competir com a Lindt e garantir a quarta posição entre as maiores do setor de chocolates no mundo.
A Thornton foi, por muito tempo, uma das marcas mais sofisticadas e tradicionais de chocolate da Grã-Bretanha (ela é pouco conhecida fora de lá). Porém, a crescente concorrência com marcas mais modernas, como Hershey´s e Lindt acabaram por reduzir, com o tempo, o espaço dela na preferência dos consumidores. A companhia era a última grande fabricante de doces da Grã-Bretanha, que ainda não havia sido vendida para concorrentes estrangeiros. A Cadbury foi vendida à americana Kraft Foods (que foi rebatizada de Mondelez em 2009), e a Rowntree, criadora do Kit Kat e Aero, foi vendida para a Nestlé, em 1998.
A aquisição da Thornton marca um afastamento da forma como a Ferrero era gerida por seu patriarca, Michele Ferrero, que morreu como o homem mais rico da Itália, em fevereiro de 2015. A única grande compra feita por ele desde a criação da companhia foi a de um grande processador de avelãs, na Turquia. Avelã é um dos principais ingredientes da Nutella e da Ferrero Rocher e a Ferrero é o maior consumidor mundial de avelãs e utiliza 25% da oferta global.
A Ferrero International, anuncia, em 15 de março de 2017 ter chegado a um acordo definitivo para comprar a Fannie May Confections Brands, fabricante de chocolates que detém a marca americana Fannie May e a londrina Harry e que é controlada pela 1-800-Flowers.com. Além do acordo de compra, a Ferrero fará um acordo comercial para incluir os produtos das marcas Ferrero e Fannie May em cestas de presentes da 1-800-Flowers e em sites de comércio eletrônico.
Em 16 de janeiro de 2018, a Ferrero compra da Nestlé a da unidade de doces nos Estados Unidos, pelo valor de 2,8 bilhões de francos suíços, equivalente a US$ 2,91 bilhões. O segmento inclui marcas populares de chocolate, como Butterfinger, Crunch, BabyRuth, 100Grand, Raisinets, Chunky, OhHenry! e SnoCaps; assim como marcas locais de balas, como SweeTarts, LaffyTaffy, Nerds, FunDip, PixStix, Gobstopper, BottleCaps, Spree e Runts.
No Brasil, a Ferrero tem unidade em Poços de Caldas, em Minas Gerais, que também é responsável por importar produtos da Confetteria Raffaello.
A Ferrero é a terceira maior empresa global de chocolates e confeitos, com vendas globais de aproximadamente US$ 11 bilhões, distribuição em cerca de 160 países e 30 mil empregados.
A Ferrero International, anuncia, em 15 de março de 2017 ter chegado a um acordo definitivo para comprar a Fannie May Confections Brands, fabricante de chocolates que detém a marca americana Fannie May e a londrina Harry e que é controlada pela 1-800-Flowers.com. Além do acordo de compra, a Ferrero fará um acordo comercial para incluir os produtos das marcas Ferrero e Fannie May em cestas de presentes da 1-800-Flowers e em sites de comércio eletrônico.
Em 16 de janeiro de 2018, a Ferrero compra da Nestlé a da unidade de doces nos Estados Unidos, pelo valor de 2,8 bilhões de francos suíços, equivalente a US$ 2,91 bilhões. O segmento inclui marcas populares de chocolate, como Butterfinger, Crunch, BabyRuth, 100Grand, Raisinets, Chunky, OhHenry! e SnoCaps; assim como marcas locais de balas, como SweeTarts, LaffyTaffy, Nerds, FunDip, PixStix, Gobstopper, BottleCaps, Spree e Runts.
No Brasil, a Ferrero tem unidade em Poços de Caldas, em Minas Gerais, que também é responsável por importar produtos da Confetteria Raffaello.
A Ferrero é a terceira maior empresa global de chocolates e confeitos, com vendas globais de aproximadamente US$ 11 bilhões, distribuição em cerca de 160 países e 30 mil empregados.
(Fonte: Site da empresa / msn revista Exame.com - 23.06.2015/ jornal Valor online - 15.03.2017 16.01.2018 - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário