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6 de out. de 2011

Ferrari

          Enzo Ferrari nasceu em 1898, em Modena, na Itália, e em 1947 fundou a Ferrari. A fábrica fica em Maranello.
          O "cavallino rampante", que representa a marca, teve o fundo amarelo escolhido por Enzo. O cavalo rampante do símbolo da Ferrari é uma homenagem ao desenho que o piloto Francesco Baracca fez na lateral do avião de caça que utilizou na Primeira Guerra Mundial
          A Ferrari possui dois importantes museus: um em Maranello e outro em Modena, terra natal do fundador.
          Somente em 21 de outubro de 2015, a Ferrari finalmente abriu capital. Como era de se esperar, o IPO foi um sucesso: US$ 52 por cada uma das 17,18 milhões de ações vendidas pela Fiat Chrysler, detentora de 90% da montadora de luxo. Isso trouxe ao grupo US$ 893 milhões e deixou a marca avaliada em cerca de US$ 10 bilhões.
          Com os outros 10%, ou 18,89 milhões de ativos, está Piero Lardi. Filho de fora do casamento de Enzo Ferrari, o italiano é o único herdeiro vivo do fundador da marca e, a partir de agora, o primeiro bilionário relacionado a ela. Segundo os documentos do IPO, Piero pode pegar parte de algumas ações, o que poderia deixar sua participação na empresa em 10,5%, enquanto seu poder de voto seria fixado em 15,3%. Com seus dois filhos, é dono da empresa de serviços de engenharia automotiva HPE-COXA, que tem como cliente, claro, a escuderia Ferrari. A empresa teve uma receita de US$ 10,8 milhões em 2014, de acordo com a consultoria Orbis. Piero tem ainda uma pequena porcentagem (1,95%) na italiana Piaggio Aero, a primeira empresa europeia de aviação a construir um drone.
          O caminho da Ferrari ao topo não foi fácil. Desde problemas enfrentados há um século, na Primeira Guerra, à resistência a pilotos italianos e acidentes fatais em corridas nos anos 1950 e 1960. Forte em carros de luxo, a Ferrari lança o modelo Enzo Ferrari, nomeada em homenagem ao piloto e fundador da marca. A Enzo Ferrari utiliza tecnologia de F1. Somente 400 Enzos foram produzidas em todo o mundo. Em outubro 2015, a montadora tem uma fatia mundial de 23% no mercado de carros de alto luxo e receita de US$ 3,14 bilhões.
           O Ferrari 488 GTS SP Spider (2016), apesar do lançamento recente, já é considerado por muitos como um dos mais belos conversíveis de todos os tempos.
          O leilão de uma Ferrari 250 GTO, de 1962, por quase US$ 50 milhões, no último final de semana de agosto de 2018, quebrou o recorde de maior valor já pago em um automóvel em um pregão, informou o site Mashable. O carro de corrida clássico dos anos 1960, cujo valor à época era de US$ 18 mil foi arrematado em um evento da empresa especializada em leilões de carros clássicos RM Sotheby’s, na Califórnia (EUA), por US$ 48,4 milhões. Apenas 36 da Ferrari 250 GTO foram feitas entre 1962 e 1964. A edição limitada criou status de raridade entre admiradores e colecionadores. Esta Ferrari em particular correu – e venceu -, no Campeonato Italiano de GT de 1962. O carro tem uma velocidade máxima de 280 km/h e espaço para dois lugares. Este foi o terceiro modelo 250 GTO feito e vem com uma forte linhagem de vitórias em pista de corridas. Embora a venda deste leilão tenha sido recorde, ela não bate o preço de uma versão de 1963 da Ferrari. À época, o veículo foi comercializado por US$ 70 milhões.
(Fonte: Forbes MSN - 23.10.2015 / IstoÉDinheiro - 27.08.2018 - partes)

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