A americana Under Armour, marca de artigos esportivos, foi fundada em 1996, em Baltimore, pelo empresário Kevin Plank. Na época com 23 anos, Plank era jogador profissional de futebol americano quando desenvolveu uma camiseta de microfibra com tecnologia de compressão que o deixava livre do suor acumulado embaixo do pesado uniforme típico do esporte. O produto, inicialmente criado para uso próprio do atleta, marcou o início dos negócios da companhia e deu origem ao nome Under Armour (em português, "debaixo da armadura").
O nome Under Armour surgiu acidentalmente, de acordo com o CEO da marca, Kevin Plank.Kevin conta que estavam decididos a usar o nome Body Armor, mas não conseguiam patentear o nome.
“Fiquei um pouco desapontado, mas eu ia almoçar com meu irmão mais velho, Bill. Então, eu apareci para pegá-lo, bati na porta e ele me olhou e perguntou ‘Como vai a empresa que você está trabalhando, a… Under Armor?’” Após ter escolhido o nome, o próximo passo foi adotar a ortografia britânica da palavra que tem um U, ou seja, armoUr, pois, dessa forma, o número de telefone ficava mais atrativo:
“Em vez de usar 888-44ARMOR, achamos que 888-4ARMOUR era mais atrativo. Queria que tivesse mais estudo de marketing por trás do nome, mas não tem. Foi simples assim”, contou Kevin.
Com maioria de seu faturamento ainda proveniente dos mercados americano e canadense, a Under Armour começou sua expansão internacional por volta de 2011. Hoje, a companhia está em 60 países, com subsidiárias em 18 deles. Dentre seus patrocinados, está o nadador Michael Phelps.
Em setembro de 2018, por conta dos maus resultados, a marca de anunciou que demitirá 3% de sua força de trabalho, equivalente e 400 pessoas, visando reestruturação das operações.
No Brasil, chegou em março de 2014, quando abriu uma subsidiária e começou a vender seus produtos em algumas dezenas de pontos. Em 2015, passou a patrocinar o São Paulo Futebol Clube e deixou o clube do Murumbi certo tempo depois. Hoje, é a fornecedora esportiva oficial de Fluminense e Sport. Recentemente a Vulcabras Azaleia comprou os direitos de ser a distribuidora oficial da marca no país.. A marca também já está no Chile e no México.
Plank deixou o cargo de CEO no mês passado para se tornar o presidente executivo e o chefe de marca da empresa. Patrik Frisk, que se tornou diretor de operações em novembro de 2017, tornou-se o segundo CEO da empresa desde a fundação.
A Under Armour firmou grandes acordos com a Major League de Beisebol e atletas importantes, como Stephen Curry da NBA. Mas sofre a pressão de ameaças como a crescente popularidade do “athleisure” (fusão das palavras “athletic” e “leisure” [lazer] em inglês), roupas esportivas para uso social.
A empresa teve receita trimestral de US$ 1,43 bilhão entre julho e setembro de 2019.
(Fonte: jornal Valor - 16.03.2014 / revista IstoÉDinheiro - 21.09.2018 / Negócios (Luciana Caczan) - 10.12.2018 / Valor - 04.11.2019 - partes)
Em setembro de 2018, por conta dos maus resultados, a marca de anunciou que demitirá 3% de sua força de trabalho, equivalente e 400 pessoas, visando reestruturação das operações.
No Brasil, chegou em março de 2014, quando abriu uma subsidiária e começou a vender seus produtos em algumas dezenas de pontos. Em 2015, passou a patrocinar o São Paulo Futebol Clube e deixou o clube do Murumbi certo tempo depois. Hoje, é a fornecedora esportiva oficial de Fluminense e Sport. Recentemente a Vulcabras Azaleia comprou os direitos de ser a distribuidora oficial da marca no país.. A marca também já está no Chile e no México.
Plank deixou o cargo de CEO no mês passado para se tornar o presidente executivo e o chefe de marca da empresa. Patrik Frisk, que se tornou diretor de operações em novembro de 2017, tornou-se o segundo CEO da empresa desde a fundação.
A Under Armour firmou grandes acordos com a Major League de Beisebol e atletas importantes, como Stephen Curry da NBA. Mas sofre a pressão de ameaças como a crescente popularidade do “athleisure” (fusão das palavras “athletic” e “leisure” [lazer] em inglês), roupas esportivas para uso social.
A empresa teve receita trimestral de US$ 1,43 bilhão entre julho e setembro de 2019.
(Fonte: jornal Valor - 16.03.2014 / revista IstoÉDinheiro - 21.09.2018 / Negócios (Luciana Caczan) - 10.12.2018 / Valor - 04.11.2019 - partes)
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