A marca Kuat, da Coca-Cola (vide origem da marca Coca-Cola neste blog), chegou ao mercado em outubro de 1997, e sua estratégia era a diferenciação. Enquanto o guaraná Antárctica era visto apenas como um guaraná saboroso, que se consumia com pizza e pipoca, a campanha de lançamento do Kuat tinha forte apelo ecológico e o posicionava como um produto ligado à floresta amazônica. O próprio nome, Kuat, significa "irmão gêmeo da lua", em tupi-guarani. A Coca-Cola já tinha o Taí, disputando o mercado popular.
Depois, a campanha foi substituída por outra que vendia o Kuat como uma alternativa ao guaraná Antárctica, só que com os mesmos atributos da marca líder. Segundo a campanha publicitária, num blind test seria impossível distinguir entre os sabores dos dois guaranás. Ao abandonar, em boa medida, o posicionamento ecológico, o Kuat abriu caminho para que o guaraná Antárctica investisse na imagem de autêntico guaraná da Amazônia em sua possível expansão mundial.
O guaraná Antárctica, como marca líder, continua muito a frente do Kuat, em que pese a forte estrutura de distribuição da Coca-Cola.
(Fonte: revista Exame - 15.12.1999)
Depois, a campanha foi substituída por outra que vendia o Kuat como uma alternativa ao guaraná Antárctica, só que com os mesmos atributos da marca líder. Segundo a campanha publicitária, num blind test seria impossível distinguir entre os sabores dos dois guaranás. Ao abandonar, em boa medida, o posicionamento ecológico, o Kuat abriu caminho para que o guaraná Antárctica investisse na imagem de autêntico guaraná da Amazônia em sua possível expansão mundial.
O guaraná Antárctica, como marca líder, continua muito a frente do Kuat, em que pese a forte estrutura de distribuição da Coca-Cola.
(Fonte: revista Exame - 15.12.1999)
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