Criada em 1948, na Inglaterra, a marca de automóveis Land Rover tinha como objetivo principal produzir um veículo versátil e que encarasse qualquer terreno. A expressão "land rover", numa tradução livre, pode ser feita como "andarilho da terra". O primeiro modelo era chamado pelo nome da empresa, mas depois recebeu a alcunha de Defender. Na década de 1970, a Land Rover introduziu o Range Rover, o primeiro veículo que uniu luxo e fora-de-estrada num mesmo carro.
No Brasil, a disputa pela posse da marca inglesa Land Rover (só no Brasil) que já estava se desenrolando há algum tempo, teve um pit stop em janeiro de 1992, mas prometia ainda ir longe. A Justiça proibiu. em primeira instância, a utilização da marca Land Rover pelos empresários cariocas que insistiam em usar o nome britânico. A subsidiária da corporação inglesa comemorou. Mas a tranquilidade dos ingleses durou pouco. Em março seguinte, eles viram que o grupo do Rio de Janeiro publicava anúncios em diversos veículos de comunicação usando o nome Land Rover. Passaram então a brigar de novo para acabar com a folga dos cariocas.
Em 1994, a Land Rover foi comprada pela BMW, então sob o comando de Bernd Pischetsrieder. A BMW pagou 1,7 bilhão de libras pela Rover e investiu outros 2 bilhões de libras nas linhas de produção. Seis anos depois, estava num beco sem saída. Não conseguiu integrar as operações, cujas culturas eram distintas, nem recuperar um centavo investido. Joachim Milberg, sucessor de Pischetsrieder, decidiu pôr fim ao casamento com a Rover. Vendeu a parte problemática da montadora britânica por simbólicas 10 libras e passou, em 2000, a divisão Land Rover para a Ford, num negócio que rendeu 1,8 bilhão de libras. Preservou para a BMW apenas uma fábrica, a do modelo Mini, que virou um sucesso de vendas.
A Land Rover não estava à beira da falência, mas sua situação comercial não estava nenhuma maravilha. Em 2000, a Ford comprou a Land Rover e a Jaguar. Infelizmente, a Jaguar levou a Ford a uma situação complicada e, em 2008, a montadora americana foi forçada a vender a Land Rover.
A Land Rover finalmente encontrou alguma estabilidade depois de passar pelas mãos de três proprietários em menos de vinte anos. Vendida, em 2008, pela Ford ao grupo indiano Tata Motors (vide origem das marcas Ford e Tata neste blog), continua com sua fábrica na Inglaterra. Essa transação acabou se revelando muito benéfica para a Land Rover, que renovou sua line-up e imagem. A Tata Motors adquiriu também a Jaguar formando a empresa Jaguar Land Rover (JLR).
Além do Range Rover, a Land Rover oferece hoje no Brasil o Freelander, o Discovery 4 e o Evoque.
No Brasil, está previsto para 2016 o início da produção da JLR em fábrica no município de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro.
(Fonte: revista Exame - 29.04.1992 / 13.04.2005 / MSN-Espresso - 27.05.2017 - partes)
A Land Rover finalmente encontrou alguma estabilidade depois de passar pelas mãos de três proprietários em menos de vinte anos. Vendida, em 2008, pela Ford ao grupo indiano Tata Motors (vide origem das marcas Ford e Tata neste blog), continua com sua fábrica na Inglaterra. Essa transação acabou se revelando muito benéfica para a Land Rover, que renovou sua line-up e imagem. A Tata Motors adquiriu também a Jaguar formando a empresa Jaguar Land Rover (JLR).
Além do Range Rover, a Land Rover oferece hoje no Brasil o Freelander, o Discovery 4 e o Evoque.
No Brasil, está previsto para 2016 o início da produção da JLR em fábrica no município de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro.
(Fonte: revista Exame - 29.04.1992 / 13.04.2005 / MSN-Espresso - 27.05.2017 - partes)
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