Em março de 2015, o grupo brasileiro 3G Capital Partners, dono da Heinz, compra a Kraft Foods, formando a Kraft Heinz (vide origem das marcas 3G Capital, Heinz e Kraft Foods neste blog). A Kraft, dentre outras marcas, é dona do cream cheese Philadelphia nos Estados Unidos e Canadá. A nova empresa cria musculatura e passa a vender 28 bilhões de dólares anuais. A aspiração dos sócios é criar, com a Kraft Heinz, uma espécie de Nestlé americana - a empresa suíça tem 29 marcas, que faturam, cada uma, mais de 1 bilhão de dólares por ano. Sozinha, a empresa de ketchup estava longe disso. A fusão costurada pelo trio de brasileiros da 3G ( Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles) em parceria com o bilionário Warren Buffett.
A receita de suas 12 marcas principais, entre papinha para bebê e congelados, não passava de 2 bilhões de dólares por ano. Com a Kraft, e suas oito marcas bilionárias, como o queijo Philadelphia e as salsichas e os presuntos Oscar Mayer, o salto é enorme. As vantagens para as duas partes são claras. A distribuição global da Heinz servirá para aumentar as vendas dos produtos da Kraft, atualmente concentradas no mercado americano. A gigantesca cadeia de distribuição da Kraft nos Estados Unidos, por sua vez, tornará possível ampliar a participação da Heinz no país.
A Kraft Heinz é comandada pelo brasileiro Bernardo Hees, ex-presidente da ALL América Latina Logística, hoje Rumo.
Em julho de 2018, a maionese Kraft estreia no mercado brasileiro. É o primeiro item da marca, com mais de 500 produtos nos Estados Unidos, lançado no Brasil. É produzida pela Heinz Brasil S.A. em Nerópolis (GO).
Em 22 de abril de 2019, a Kraft heinz anunciou a troca de seu comando mundial. Bernardo Hess deixa o cargo no fim de junho e Miguel Patricio, vindo da AB InBev, assume em 1º de julho. Marcel Herrmann Telles, membro do conselho da Kraft, disse que trabalhou ao lado de Patricio por 20 anos e que este liderou, com sucesso, a reestruturação da AB InBev na China. "Miguel tem uma das melhores cabeças para contruir marcas da indústria", disse Telles, em comunicado divulgado pela empresa. O fato de Patricio, um especialista em marketing, ter sido escolhido como CEO é uma resposta de sua controladora, a 3G Capital, à avaliação de que nos últimos anos a Kraft deu muita importância, talvez demais, a uma política de cortar custos, deixando de lado o comportamento do consumidor.
Em 6 de maio de 2019, a Kraft Heinz reconheceu um "desvio de conduta" por parte de vários funcionários da área de compras. Por isso, a empresa terá que reapresentar os balanços de 2016, 2017 e dos três primeiros trimestres de 2018.
A Kraft Heinz é comandada pelo brasileiro Bernardo Hees, ex-presidente da ALL América Latina Logística, hoje Rumo.
Em julho de 2018, a maionese Kraft estreia no mercado brasileiro. É o primeiro item da marca, com mais de 500 produtos nos Estados Unidos, lançado no Brasil. É produzida pela Heinz Brasil S.A. em Nerópolis (GO).
Em 22 de abril de 2019, a Kraft heinz anunciou a troca de seu comando mundial. Bernardo Hess deixa o cargo no fim de junho e Miguel Patricio, vindo da AB InBev, assume em 1º de julho. Marcel Herrmann Telles, membro do conselho da Kraft, disse que trabalhou ao lado de Patricio por 20 anos e que este liderou, com sucesso, a reestruturação da AB InBev na China. "Miguel tem uma das melhores cabeças para contruir marcas da indústria", disse Telles, em comunicado divulgado pela empresa. O fato de Patricio, um especialista em marketing, ter sido escolhido como CEO é uma resposta de sua controladora, a 3G Capital, à avaliação de que nos últimos anos a Kraft deu muita importância, talvez demais, a uma política de cortar custos, deixando de lado o comportamento do consumidor.
Em 6 de maio de 2019, a Kraft Heinz reconheceu um "desvio de conduta" por parte de vários funcionários da área de compras. Por isso, a empresa terá que reapresentar os balanços de 2016, 2017 e dos três primeiros trimestres de 2018.
Em 23 de setembro de 2021, a Kraft Heinz, anunciou que entrou em um acordo para adquirir a produtora de alimentos em conserva e enlatados brasileira Hemmer. O anúncio faz parte da estratégia da companhia de aumentar sua presença em mercados emergentes. A conclusão desta transação, porém, está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em 30 de setembro de 2021, uma semana após anunciar a compra da Hemmer, a Kraft Heinz anunciou que faria um investimento na BR Spices para se tornar a acionista majoritária da marca brasileira de especiarias de alto padrão. A transação deveria ser concluída no quarto trimestre de 2021. Após o fechamento do negócio, a BR Spices passaria a operar de forma independente e o fundador, o paulistano Gabriel Gustavo Daniel ficaria à frente da empresa.
“Uma das principais agendas de crescimento da Kraft Heinz está focada na plataforma de elevação de sabor e a categoria de temperos é a chave nesta estratégia”, diz a empresa. A Kraft Heinz é dona das marcas Heinz, Hemmer, BR Spices e Quero, cuja compra em 2011 marcou a entrada da multinacional no mercado brasileiro.
Segundo reportagem publicada pelo veículo de notícias financeiras CNBC, a influência da 3G na Kraft Heinz foi diminuindo ano a ano, com redução do número de assentos no conselho de administração de três, no melhor momento, para nenhum, em julho de 2022.
A 3G Capital vendeu toda a participação de 16,1% que tinha na norte-americana Kraft Heinz no último trimestre de 2023, Segundo a CNBC, o Berkshire Hathaway, de Buffett, segue como maior acionista da companhia, com participação de 26,8%.
(Fonte: revista Exame - 15.04.2015 / Valor -22.04.2019 / 07.05.2019 /01.10.2021 / Época Negócios - 26.07.2023 / InfoMoney - 10.04.2024 - partes)
(Fonte: revista Exame - 15.04.2015 / Valor -22.04.2019 / 07.05.2019 /01.10.2021 / Época Negócios - 26.07.2023 / InfoMoney - 10.04.2024 - partes)
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