Ruth Handler, mulher do fundador da americana Mattel, um dia, viu sua filha Barbara brincando com bonecas de papel e teve uma ideia de ouro: crianças queriam brincar com figuras de adultos, não somente de bebês. Depois, viajando à Alemanha, conheceu a boneca Bild Lilli, que daria a ideia final para criar um brinquedo. Em 1959, Ruth apresentou sua criação, Barbie. O nome veio de sua filha, Barbara.
A Barbie é um emblema de como a expansão de uma marca permite que uma empresa prospere a partir de uma ideia básica. Uma boneca camaleônica que vende à razão de uma unidade a cada dois segundos, e a cada ano promove o lançamento de mais de uma centena de trajes. Barbie já foi astronauta, celebridade, hippie, mulher de negócios e esportista. Sempre houve uma Barbie para cada moda. Considerando dados até o início de 2002, foram vendidas mais de 1 bilhão de bonecas, graças a 150.000 combinações de roupas, olhos e cor.
A boneca Barbie aparece também em polêmicas, como em um estudo da Brigham Young, a universidade dos mórmons nos EUA, que acusa a boneca de afetar a autoestima das crianças.
A Barbie é um emblema de como a expansão de uma marca permite que uma empresa prospere a partir de uma ideia básica. Uma boneca camaleônica que vende à razão de uma unidade a cada dois segundos, e a cada ano promove o lançamento de mais de uma centena de trajes. Barbie já foi astronauta, celebridade, hippie, mulher de negócios e esportista. Sempre houve uma Barbie para cada moda. Considerando dados até o início de 2002, foram vendidas mais de 1 bilhão de bonecas, graças a 150.000 combinações de roupas, olhos e cor.
A boneca Barbie aparece também em polêmicas, como em um estudo da Brigham Young, a universidade dos mórmons nos EUA, que acusa a boneca de afetar a autoestima das crianças.
(Fonte: revista Exame - 17.04.2002 / Exame.com - MSN Economia e Negócios - 29.10.2015 / revista Veja - 06.07.2016 - partes)
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