O nome Cadillac é uma homenagem ao fundador da cidade de Detroit. Em 1701, o Novo Mundo (América), é um novo território, selvagem, disputado por ingleses e franceses. Uma expedição francesa, com o objetivo de desbravar e colonizar o novo território, comandada por um jovem e nobre francês, funda um entreposto fortificado na região do Lago de Erie (Ville d'Etroit). Esse jovem é "Le Sieur Antoine de La Mothe Cadillac" e o estabelecimento é a origem da cidade americana de Detroit. Ele passou 30 anos desbravando a América do Norte e seu nome tornou-se parte da história dos Estados Unidos.
O primeiro símbolo tinha cisnes, coroa, coroa de louro, simbolizando a nobreza da família Cadillac. Com o tempo e suas mudanças, os cisnes foram trocados por patos, a coroa de louro por um círculo. Após a Segunda Grande Guerra o círculo sumiu e um "V" foi acrescentado simbolizando a vitória americana quanto à configuração dos motores.
Henry Leland, um industrial que fabricava ferramentas e motores de barco, fundou a Cadillac Motor Company em 1904, resultado da fusão da Henry Ford Company com a Leland & Faulconer. Leland tinha como meta a qualidade. Para ele, as peças deveriam ser feitas com tanta precisão que deveriam ser intercambiadas de um carro para outro sem dificuldades, fato bastante raro, na época.
"Nosso credo, a perfeição. Nossa meta, a precisão", afirmava Leland. Prova disso foi feita em 1908: três Cadillac foram desmontados, as peças foram misturadas, e os mecânicos deveriam reconstruí-los usando apenas quatro tipos de ferramentas. Os carros foram perfeitamente montados, e fizeram um percurso de 54.400 km sem ter o menor problema, o que deu grande reputação à marca.
O primeiro símbolo tinha cisnes, coroa, coroa de louro, simbolizando a nobreza da família Cadillac. Com o tempo e suas mudanças, os cisnes foram trocados por patos, a coroa de louro por um círculo. Após a Segunda Grande Guerra o círculo sumiu e um "V" foi acrescentado simbolizando a vitória americana quanto à configuração dos motores.
Henry Leland, um industrial que fabricava ferramentas e motores de barco, fundou a Cadillac Motor Company em 1904, resultado da fusão da Henry Ford Company com a Leland & Faulconer. Leland tinha como meta a qualidade. Para ele, as peças deveriam ser feitas com tanta precisão que deveriam ser intercambiadas de um carro para outro sem dificuldades, fato bastante raro, na época.
"Nosso credo, a perfeição. Nossa meta, a precisão", afirmava Leland. Prova disso foi feita em 1908: três Cadillac foram desmontados, as peças foram misturadas, e os mecânicos deveriam reconstruí-los usando apenas quatro tipos de ferramentas. Os carros foram perfeitamente montados, e fizeram um percurso de 54.400 km sem ter o menor problema, o que deu grande reputação à marca.
Essa precisão foi iniciada com o Modelo A e, em 1906, entraram em campo os carros de luxo, como o Modelo L, Limousine. "Nós oferecemos um carro que engloba tudo na construção de um automóvel para aqueles que desejam o máximo de conforto e luxo."
Em 1910, a Cadillac é incorporada pela General Motors, e Leland continua na direção da fábrica. Nessa época, Leland é apresentado a Charles Ketterng, um jovem engenheiro que havia desenvolvido um sistema elétrico para as caixas registradoras da fábrica Nacional, até então acionadas com manivela. Contratado por Leland, Charles e a equipe da Cadillac desenvolvem o primeiro motor com ignição elétrica. Em 1915, a Cadillac abre um novo capítulo em sua história: deixa de usar o motor de 4 cilindros e o substitui pelo V-8.
Quando, em 1917, os EUA participam da Primeira Guerra Mundial, Leland queria deixar de fabricar carros para fazer motores de aviões, porém, Durant, presidente da General Motors era contrário a essa opinião. Leland e seu filho demitem-se da GM para criar a Lincoln Motors Company (cujo nome é uma homenagem ao ex-presidente americano, Abrahan Lincoln).
Em 1923 a Cadillac lança o freio nas quatro rodas, e em 1928 a embreagem sincronizada. Em 1937 lança os freios hidráulicos e o modelo 452, que foi o primeiro carro feito em série no mundo a ter o motor V16.
E os modelos foram sendo lançados e o sucesso os acompanhando: Cadillac La Salle, lançado em 1927; Cadillac Coupê Deville, lançado em 1949; Cadillac 61; Cadillac Eldorado, lançado em 1953; e Cadillac Fleetwood.
Em 1910, a Cadillac é incorporada pela General Motors, e Leland continua na direção da fábrica. Nessa época, Leland é apresentado a Charles Ketterng, um jovem engenheiro que havia desenvolvido um sistema elétrico para as caixas registradoras da fábrica Nacional, até então acionadas com manivela. Contratado por Leland, Charles e a equipe da Cadillac desenvolvem o primeiro motor com ignição elétrica. Em 1915, a Cadillac abre um novo capítulo em sua história: deixa de usar o motor de 4 cilindros e o substitui pelo V-8.
Quando, em 1917, os EUA participam da Primeira Guerra Mundial, Leland queria deixar de fabricar carros para fazer motores de aviões, porém, Durant, presidente da General Motors era contrário a essa opinião. Leland e seu filho demitem-se da GM para criar a Lincoln Motors Company (cujo nome é uma homenagem ao ex-presidente americano, Abrahan Lincoln).
Em 1923 a Cadillac lança o freio nas quatro rodas, e em 1928 a embreagem sincronizada. Em 1937 lança os freios hidráulicos e o modelo 452, que foi o primeiro carro feito em série no mundo a ter o motor V16.
E os modelos foram sendo lançados e o sucesso os acompanhando: Cadillac La Salle, lançado em 1927; Cadillac Coupê Deville, lançado em 1949; Cadillac 61; Cadillac Eldorado, lançado em 1953; e Cadillac Fleetwood.
(Fonte: Museu Eduardo André Matarazzo / Wikipédia)
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