Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Café Brasileiro (Mitsui)

          A Mitsui Alimentos surgiu em 1974 da fusão de duas empresas. Uma, existente no Brasil desde 1959, em Dracena (interior de São Paulo), que se chamava Yoshioka & Cia, e era de uma família de imigrantes japoneses que dedicava-se à compra, beneficiamento de café em coco e outros cereais para o mercado interno e para exportação. A outra, um grande grupo japonês chamado Mitsui & Co. Ltda., que pretendia investir no Brasil devido à intensificação das exportações de café na década de 1970.
          Após as negociações foi constituída a Mitsui – Yoshioka do Brasil S.A. Agro-Industrial Exportadora, dando início a um sólido programa de investimentos orientados para a exportação e expansão da empresa. Na década de 1980, deu-se a abertura da unidade de Campo Grande (MS) e também da unidade fabril de Cuiabá (MT) no qual consolidou a expansão da empresa. Nessa mesma década passa a se chamar Mitsui – Yoshioka Alimentos Ind. e Com. Ltda. A partir daí inicia-se um trabalho de solidificação da marca “Café Brasileiro” (criada em 1974) caracterizado pelo refinado sabor e elevado padrão de qualidade. A Mitsui é dona também das seguintes marcas de café: Bandeira, 3 Fazendas, No Bule, Premiado e Bandeirantes. 
          Em 1988 o grupo finaliza a construção da unidade fabril de Araçariguama (SP). Na década de 1990, a Mitsui & Co. Ltd. adquire o controle da empresa, surgindo a Mitsui Alimentos Ltda., exportando insumos de café verde e outros produtos, principalmente para o Japão. Nessa época, em decorrência do crescimento dos volumes exportados, principalmente direcionados ao mercado japonês, a atuação da empresa no cerrado mineiro também se expandiu, período em que deu-se a construção da unidade de Araguari (MG).
          Em 2012, foi inaugurado mais um escritório, localizado em Feira de Santana (BA). A Mitsui Alimentos Ltda. consolidou-se como uma das maiores torrefadoras e exportadoras de café verde (grãos de café) no Brasil, destinando seus produtos para o Japão, EUA, Europa e países asiáticos. Possui torrefadoras em Araçariguama (SP) e Cuiabá (MT), um armazém em Araguari (MG), unidades regionais em Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Feira de Santana (BA), além do centro administrativo em São Paulo (SP) e a matriz em Santos (SP).
          Em 17 de fevereiro de 2020, o Grupo 3corações anunciou a aquisição por 210 milhões de reais da divisão de café industrializado da Mitsui Alimentos. O acordo com a Mitsui inclui ainda a linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído, em Araçariguama (SP) e Cuiabá (MT), além de um centro de distribuição em Campo Grande (MS). A compra faz parte do plano de expansão da 3corações no Brasil, com foco agora no Centro-Oeste do país, "fortalecendo sua liderança na região”. O negócio de exportação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob o guarda-chuva da Mitsui & Co. As marcas da Mitsui Alimentos detêm uma participação de 3,8% no mercado, o que faz da empresa a quinta maior em café no país.
(Fonte: site da empresa - com texto adaptado / UOL-Reuters - 17.02.2020 - partes)

Nenhum comentário: