Nada a ver com Memphis, no Tennessee, a meca dos fãs de Elvis Presley. Memphis aqui fica em Porto Alegre no Rio Grande do Sul e, por volta de 1998 chegou a ser a quarta maior empresa de produtos de higiene e limpeza do país. Gigantes como Unilever (na época, Gessy Lever), Colgate-Palmolice e Procter & Gamble eram seus principais concorrentes. Marcas como Alma de Flores e Senador ajudaram a Memphis a conquistar 5% desse mercado. A empresa é dona também da marca 4 Estações.
Com uma gestão conservadora, a empresa sempre trabalhou com capital próprio. Outra face desse conservadorismo: a Memphis é a única do ramo no Brasil a criar suas próprias essências. Tem sido assim desde 1949, quando o perfumista alemão Carlos Lütz chegou a Porto Alegre e comprou uma pequena fábrica de sabonetes. Ele também resolveu vender diretamente ao varejo, usando distribuidores próprios, e não se contentou em atuar só regionalmente. A Memphis começou a fornecer para o Nordeste já em seu primeiro ano de vida.
Lütz ficou na presidência até 1989. Aos 75 anos indicou o sucessor: Alberyo Kroeff, seu genro. Mesmo assim, Lütz continuou trabalhando na perfumaria até 1997, quando faleceu. A logomarca e as embalagens foram renovadas e a Memphis passou a assinar seus produtos, com o claro objetivo de "as pessoas passarem a saber que é a Memphis que produz aquele sabonete que elas usam".
A empresa atua em todos os estados brasileiros e em alguns países da América do Sul. Além de sabonetes, a Memphis fabrica desodorantes, talcos e colônias. São algumas dezenas de itens de higiene.
Com uma gestão conservadora, a empresa sempre trabalhou com capital próprio. Outra face desse conservadorismo: a Memphis é a única do ramo no Brasil a criar suas próprias essências. Tem sido assim desde 1949, quando o perfumista alemão Carlos Lütz chegou a Porto Alegre e comprou uma pequena fábrica de sabonetes. Ele também resolveu vender diretamente ao varejo, usando distribuidores próprios, e não se contentou em atuar só regionalmente. A Memphis começou a fornecer para o Nordeste já em seu primeiro ano de vida.
Lütz ficou na presidência até 1989. Aos 75 anos indicou o sucessor: Alberyo Kroeff, seu genro. Mesmo assim, Lütz continuou trabalhando na perfumaria até 1997, quando faleceu. A logomarca e as embalagens foram renovadas e a Memphis passou a assinar seus produtos, com o claro objetivo de "as pessoas passarem a saber que é a Memphis que produz aquele sabonete que elas usam".
A empresa atua em todos os estados brasileiros e em alguns países da América do Sul. Além de sabonetes, a Memphis fabrica desodorantes, talcos e colônias. São algumas dezenas de itens de higiene.
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