Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Merck Sharp & Dohme (MSD)

Schering
          Em 1851, o Dr. Ernst Christian Friedrich Schering começa sua trajetória profissional desenvolvendo e vendendo produtos farmacêuticos em Berlim, na Alemanha. Três anos depois, a empresa abre sua primeira unidade de produção.
          Um time de cientistas da Schering, em 1955, consegue transformar a cortisona em prednisolona – o que foi considerado um dos avanços médicos mais importantes da primeira metade do século XX.

Schering-Plough
          Em 1971, a Schering Corporation se funde à Plough Inc.
          Em 1994, foi o 50º aniversário da marca Coppertone. A Schering-Plough adquiriu o Coppertone em 1957; a companhia mais tarde ajudou a lançar o UV index, a diretriz americana que ensinava os consumidores sobre quando os cuidados com o sol e quando os protetores solares deveriam ser usados. A empresa é dona do Renitec, que teve forte retração nas vendas em 2000 como consequência da entrada dos genéricos.
          Em 2007, a Schering-Plough se funde à companhia holandesa Organon-BioSciences.

Merck & Co., Inc.
          Em 1891, a Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ, EUA. abre suas primeiras instalações nos Estados Unidos. A empresa que deu origem à subsidiária nos Estados Unidos foi fundada em Darmstadt, na Alemanha, em 1668, por Henrich Emanuel Merck.
          É publicado o primeiro Manual MSD, em 1899, lançado como um guia para médicos e farmacêuticos. Atualmente a publicação é traduzida para mais de 17 idiomas.
          A Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ inaugura, em 1933, seu primeiro laboratório de pesquisa clínica, em Rahway, New Jersey, EUA.
          Em 1944, um acordo entre os pesquisadores da MSD e a Rutgers University leva à descoberta da estreptomicina. Nesse mesmo ano, a MSD consegue realizar de forma bem-sucedida a complexa síntese da cortisona.
          Em 15 de fevereiro de 1952, Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ, EUA instala sua subsidiária no Brasil, inicialmente com matriz no Rio de Janeiro e filial em São Paulo.

Merck, Sharp & Dohme (MSD)
          Em 1953, a Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ, EUA funde-se à empresa Sharp & Dohme, da Filadélfia.
          Em 27 de março de 1958 é inaugurada a primeira fábrica da Merck Sharp & Dohme em Sousas, distrito de Campinas (SP), com a presença do então presidente da República, Juscelino Kubitschek, e do governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros.
          Em 1963, a MSD lança a primeira vacina contra sarampo e, quatro anos depois, a vacina contra catapora, que o Dr. Maurice Hilleman desenvolveu a partir de esfregaços de cultura da garganta de sua própria filha, Jeryl Lynn.
          A sede da MSD Brasil é transferida do Rio de Janeiro para São Paulo, em 1966.
          É lançada nos Estados Unidos, em 1967, a vacina contra a caxumba, desenvolvida pelo microbiologista Maurice Hilleman a partir da cultura do vírus da doença na garganta de sua filha, Jeryl Lynn. Responsável pelo Departamento de Pesquisa de Biologia Celular e Vírus da companhia, Hilleman foi considerado em 1957 um dos grandes nomes no desenvolvimento de vacinas de todos os tempos e atuou na MSD até 1984.
          O então presidente da República Ernesto Geisel inaugura em Cotia (SP), em 1976, a maior fábrica do mundo de vacina contra febre aftosa, conhecida hoje como MSD Saúde Animal.
          A MSD compromete-se a doar o medicamento Mectizan pelo tempo necessário – e a quem precisar – até que a oncocercose (doença parasitária conhecida como a cegueira do rio) seja erradicada nos países onde é endêmica. A iniciativa incluiu o Brasil. Era o ano de 1987.

Merck Sharp & Dohme + Schering-Plough
          A Merck Sharp & Dohme e a Schering-Plough estabelecem joint ventures nos Estados Unidos, em 2000, para desenvolver e comercializar novos medicamentos para o controle do colesterol e também para doenças respiratórias.
          Em 2007, a Schering-Plough se une à Organon BioSciences, empresa holandesa pioneira em biotecnologia e produtos para a saúde da mulher.
          A Merck Sharp & Dohme e a Schering-Plough se juntam em 2009 para criar o segundo maior laboratório farmacêutico do mundo.
          Em 2012 a MSD completa 60 anos de atuação no Brasil e, nesse mesmo ano, a MSD, Eurofarma e Cristália formam joint venture inédita no Brasil, criando a Supera RX. Ainda em 2012, a MSD lança no Brasil o portal de educação médica Univadis, em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). A plataforma, referência mundial de conhecimento em saúde e presente em mais de 40 países e em 17 línguas, oferece acesso gratuito e em português a uma ampla gama de conteúdo científico a profissionais de saúde, reforçando o compromisso e a tradição da empresa de investir em educação médica continuada. O Univadis disponibiliza em português os conteúdos do The Lancet e do British Medical Journal Learning (BMJ Learning), que valem para acreditação de médicos no Brasil, pela AMB.
          O Ministério da Saúde no Brasil incorpora, em 2014, a vacina contra HPV (6, 11, 16 e 18) e a vacina contra hepatite A, ambas da MSD, no Programa Nacional de Imunizações, por meio de uma transferência de tecnologia para o Instituto Butantan.
          Em 2014, a MSD anuncia a venda de sua divisão de Consumo para a Bayer AG, como parte de sua estratégia de crescimento para o futuro.
          A fusão com a Cubist reforça ainda mais a presença da MSD em atendimento intensivo em ambiente hospitalar, uma área terapêutica prioritária para a empresa e que tem potencial para fazer uma diferença significativa nas vidas de pacientes em todo o mundo.
          No Brasil, em julho de 2016 o braço veterinário da Merck Sharp & Dohme (MSD) comprou a empresa mineira Vallée por R$ 1,3 bilhão. Foi o maior negócio da indústria brasileira de saúde animal eté então. A Vallée é o principal produtor de vacinas contra a febre aftosa no Brasil.
(Fonte: site da empresa / revista Exame - 04.10.2000/ jornal Valor online - julho 2016 - partes)

Nenhum comentário: