Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Forno de Minas

           A empresa de alimentos Forno de Minas foi fundada em 1990 pela família Mendonça. Em 1999, a empresa foi vendida à multinacional americana General Mills. Após uma séria crise, acabou sendo recomprada pela família dez anos depois, em 2009. Em 2013, o fundo Bozano comprou 30% das ações da empresa.
          A Forno de Minas produz o pão de queijo que é exportado para vários países, incluindo os Estados Unidos.
          No início de março de 2018, a McCain do Brasil Alimentos, subsidiária da canadense McCain, mais conhecida por suas batas pré-fritas congeladas, adquire 49% da Forno de Minas. Segundo o presidente da empresa Helder Mendonça, as conversas duraram cerca de dez meses e o negócio foi motivado especialmente pela saída do Bozano. A McCain adquire a parte que cabia ao Bozano e mais uma parte das ações pertencentes aos fundadores.
          Como parte do acordo, os acionistas fundadores da Forno de Minas - Helder Couto de Mendonça, Maria Dalva Couto Mendonça, Hélida Stael Mendonça e Vicente Camiloti - vão aportar suas ações na TPZ Participações, que será transformada em uma sociedade anônima de capital fechado. A TPZ vai controlar a Forno de Minas.
          A McCain vai adquirir todas as ações que pertencem atualmente à Mercatto Alimentos Fundo de Investimentos em Participações em Empresas Emergentes (pertencente à Bozano Invesrimentos. Na sequência, vai aportar as ações da DPZ Participações. Em seguida, a McCain vai adquirir parte das ações de emissão da TPZ detidas pelos acionistas controladores. E fará um aumento de capital na TPZ.
          Após esse processo, a McCain do Brasil deterá 49% de participação na TPZ; os fundadores terão os outros 51%.
          No início de março de 2023, a McCain do Brasil fechou acordo para comprar o controle da Forno de Minas, famosa pelos pães de queijo. Com a operação, já comunicada ao Cade, os fundadores da Forno de Minas deixarão o negócio, fundado em 1990 pela família em Belo Horizonte. A canadense já era dona de 49% da Forno de Minas desde 2018 e agora comprou a parcela restante por valores não revelados. Ao mesmo tempo, a McCain passa a deter a totalidade da Sérya, também uma fabricante de batata frita congelada, em que uma parcela das ações era detida pela Forno de Minas. Para o grupo canadense, a transação deve ajudar a consolidar sua presença no Brasil e expandir seu portfólio, que hoje tem foco nas batatas, pizzas congeladas e anéis de cebola.
(Fonte: revista Exame - 12.04.2017 / jornal Valor - 06.03.2018 / Diário do Comércio-Folhapress - 12.04.2023 - partes)  

English version
     Forno de Minas is a family-owned company, founded in 1990. In 1999, its control was sold to American multinational General Mills. In 2009, the founding family repurchased the business. In the following year, investment firm Mercatto acquired a 29% stake in the company. In 2013, Mercatto, Trapezus and BR Partners merged into Bozano.
     In the first years after the repurchase, the company put a lot of focus on the recovery of space in retail, while it expanded the product portfolio.
     Forno de Minas began supplying the food-service market in 2013. Currently it has 15,000 clients in this sector, reaching 350,000 points of sale. In 2016, Forno de Minas increased the number of clients in this market by 25%.
(Fonte: jornal Valor International edition - 16.01.2017)


Nenhum comentário: