Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

AT&T - American Telephone & Telegraph

          Com investidores, Graham Bell fundou, em 1877, a American Bell Telephone Company, da qual veio fazer parte a American Telephone and Telegraph Company (AT&T).
          Nos primeiros anos do século XX, havia de 5 a 6 milhões de linhas em operação, metade delas gerida por uma empresa, a A&T. A outra metade era de responsabilidade de cerca do 6.000 empresas independentes. Era uma mistura caótica de sistemas geralmente incompatíveis. Esse ambiente dificultava o crescimento da telefonia - e, portanto, o crescimento da AT&T.
          Em 1907, o presidente da AT&T, Theodore Vail, passou a adotar uma política agressiva de consolidação enquanto tentava induzir as empresas independentes a aceitar os padrões impostos pela AT&T. As empresas contra-atacaram e convenceram o governo a processar a AT&T por suas políticas de interconexão e aquisição.
          Vail queria expandir o serviço telefônico por todo o país, mas sem a consolidação isso seria impossível. Em vez de abrir mão de seu plano, ele optou por um meio diferente de concretizá-lo. Propôs a ampliação universal do serviço de telefonia por todo o país - argumentou, porém, que para atender regiões mal servidas a AT&T teria de ser protegida da concorrência em áreas de altas densidades. Ele pediu proteção ao governo. O governo concordou. Disso resultou um monopólio federal que endossava a visão de Vail.
          Assim, Theodore Vail mudou o ambiente de telefona e abriu caminho para que a AT&T se tornasse uma das empresas mais importantes do mundo durante boa parte do século XX.
          Em 1969, 90% dos lares americanos tinham serviço telefônico da empresa.
          A tolerância do governo se baseava na ideia de que a AT&T detinha um monopólio natural. Mas, depois de seguidos processos, a empresa entrou em acordo com a Justiça dos Estados Unidos, em 1982, dividindo-se em oito companhias, conhecidas como Baby Bells.
          Em 1996, Robert Allen, presidente da AT&T, que anunciara o corte de 40.000 pessoas nos anos seguintes, se sentiu na obrigação de anunciar também os planos de antecipar a sua aposentadoria em dois anos. Para dispensar tanta gente, a AT&T gastou 4 bilhões de dólares, o equivalente ao lucro de um ano inteiro. A empresa tentava se recuperar do equívoco da entrada no mercado de computadores, com a aquisição, em 1990, da NCR por 7,5 bilhões de dólares.
          Em outubro de 2003, a AT&T Latin America foi adquirida em leilão pela Telmex, do empresário Carlos Slim, por 207 milhões de dólares. Abandonada à própria sorte pela matriz americana, que também atravessava problemas, a AT&T LA devia 850 milhões de dólares em 2002. Em 2003, pediu concordata. Só a operação brasileira, a mais importante, acumulava um prejuízo de quase 450 milhões de dólares entre 2002 e 2012.
          Em maio de 2021, a AT&T anunciou o spin off da WarnerMedia (dona também do HBO) e a fusão desse negócio com a Discovery. Ainda não se sabe exatamente como esse arranjo vai ser feito, mas provavelmente haverá algum serviço de streaming para distribuir o conteúdo das marcas. Se a fusão for aprovada por reguladores norte-americanos, a empresa se tornará instantaneamente uma das maiores provedoras de conteúdo do mundo, em posição de deixar Netflix, Disney, Amazon e Apple para trás. Juntas, a WarnerMedia e a Discovery geraram US$ 41 bilhões em receita no ano passado em 2020 – US$ 16 bilhões a mais que o Netflix.
          Com sede em Dallas, Texas, a AT&T é um dos maiores provedores de serviços de telefonia móvel do mundo. Fornece também serviços de televisão por assinatura de banda larga através da DirecTV.
(Fonte: revista Exame - 17.01.1996 / 15.01.2004 / revista Veja - 10.05.2017 / Época Negócios - 28.05.2021 - partes)

Nenhum comentário: