Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Banco Nubank

          Todo empreendedor sabe o que é encontrar portas fechadas para seus projetos. Ainda mais quando se trata de um estrangeiro que decide abrir um negócio no Brasil. O colombiano David Vélez ouviu inúmeras vezes que o mercado de crédito brasileiro era fechado demais e que não era possível concorrer com os grandes bancos.
          Vélez resolveu ignorar as pitonisas do apocalipse e criou o Nubank (em inglês, o nome soa como new bank, ou banco novo), uma instituição financeira digital, sem agências, cujo único serviço, até o momento, é um cartão de crédito sem anuidade e com juros mais camaradas que a média do mercado.
          O Nubank surgiu em 2013, em uma casa improvisada na Rua Califórnia, em São Paulo, e um ano depois lançou o seu cartão de crédito roxo, com taxas menores do que as praticadas pelo mercado e com toda a gestão através de um aplicativo, inclusive a solicitação para ter o produto. Três anos mais tarde, a empresa passou a ocupar um prédio inteiro em Pinheiros, acumulava então 8 milhões de solicitações pelo seu cartão e analisava 500 mil pedidos em fila de espera.
          Cristina Junqueira, Edward Wible e David Vélez formam o trio de fundadores do Nubank. A triagem de clientes é feita por algoritmos e tendo como base o perfil do interessado. Consumidor com bom histórico paga juro menor. Desde 2013, a fórmula conquistou mais de 1 milhão de pessoas, um número expressivo no universo de 86 milhões de cartões de crédito ativos no país.
           Em março de 2018, o Nubank entra com representação junto ao Cade contra os cinco grandes bancos, BB, CEF, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander. Na representação, o Nubank alega que os bancos impõem barreiras para sua atuação no segmento. Como exemplo, a fintech alega que os instituições criam dificuldades para a contratação do débito automático, serviço considerado essencial para quem quer pagar a fatura no cartão de crédito. Sem esse convênio com os grandes bancos, os portadores do cartão Nubank não conseguem pagar a fatura por débito automático.
          Em 27 de setembro de 2018, o Nubank anunciou que após atingir a marca de 5 milhões de clientes de crédito e 2,7 milhões de correntistas, a fintech se tornou o maior banco digital do ocidente. Segundo o CEO David Vélez, os números colocam o banco como um dos 5 maiores emissores de crédito do Brasil e um dos 10 maiores bancos do País.
          No início de outubro de 2018, a gigante chinesa Tencent anunciou que vai investir US$ 200 milhões no Nubank, informou em 8 de outubro "The Information" - em uma operação que avalia a fintech brasileira em cerca de US$ 4 bilhões. O primeiro investimento da Tencent no Brasil faz do Nubank a startup brasileira mais valiosa da América Latina, disse a publicação online especializada na indústria de tecnologia. O total de investimento captado atinge 708 milhões de dólares.
          Em 11 de dezembro de 2018, o Nubank anunciou o lançamento da função débito do seu cartão, vinculado à conta corrente digital da empresa, chamada de Nuconta.
          O Nubank fechou 2018 com 5,9 milhões de clientes. Lançada no ano passado, a NuConta, conta digital da fintech, soma mais de 3 milhões de clientes. O valor total de depósitos atingiu R$ 2,43 bilhões.
          No início de março de 2019, o Nubank captou R$ 500 milhões por meio de um fundo de investimentos em direitos creditórios (FIDC) para financiar seu portfólio de recebíveis do cartão de crédito. As cotas do fundo terão prazo total de três anos, sendo 18 meses de carência, seguidos de 18 amortizações mensais. A operação foi coordenada pela XP Investimentos e pelo Banco Votorantim. 
          Na terça-feira 7 de maio de 2019, o Nubank anunciou o início da oferta de produtos financeiros no México. Com cerca de 8,5 milhões de clientes no Brasil, o Nubank está interessado em conquistar clientes e em recrutar profissionais por lá. “Mais de 36 milhões de mexicanos atualmente não possuem acesso ao sistema bancário e queremos contribuir para mudar esta situação”, afirma David Vélez, fundador e CEO do Nubank. A empresa também vai buscar talentos, por meio de uma incubadora que visa fomentar empresas nascentes com planos de negócio promissores. Desde 2017, o Nubank possui um espaço assim na Alemanha, focado em infraestrutura e em engenharia de dados. A empresa tem atualmente cerca de 1,5 mil funcionários de 25 nacionalidades.
          Em 1 de julho de 2019, o Nubank anunciou que Ivan Monteiro, ex-presidente da Petrobras, será seu novo consultor financeiro. Ele também fará parte do comitê de riscos da instituição, como membro independente. 
          Em julho de 2019, o Nubank entra no mundo corporativo. A partir do dia 16, começou um projeto piloto para oferecer conta corrente para pequenas empresas, com foco em profissionais autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). O teste começa com um universo de até 10 mil clientes. As empresas selecionadas terão de, obrigatoriamente, ter um único dono, que seja cliente do Nubank na pessoa física. Com esse perfil, há meio milhão de clientes na base da própria fintech. Mas a ideia é ir além. O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de pessoas jurídicas, segundo a Receita Federal.
          Em 26 de julho de 2019, o Nubank anunciou um aporte de US$ 400 milhões, liderado pelo TCV, fundo do Vale do Silício que já apostou em Facebook, Netflix, Spotify e Airbnb.
          No começo do ano de 2020, o Nubank comprou a consultoria de tecnologia Plataformatec.
          Em 22 de julho de 2020, o Nubank chegou a um acordo para adquirir a empresa norte-americana Cognitect, referência no mercado de engenharia de software. A consultoria é responsável pela criação de dois sistemas de tecnologia amplamente usados por engenheiros de programação: Clojure e Datomic. A Cognitect possui em seu quadro alguns dos maiores especialistas do mundo em linguagem funcional, uma abordagem moderna e bastante eficiente, hoje já utilizada pelos desenvolvedores do Nubank.
          A NuConta, conta digital do Nubank, atingiu, no início de setembro de 2019, a marca de dez milhões de clientes. De acordo com a fintech, o produto já é o maior de seu portfólio. A empresa destacou, em nota, que novas funcionalidades chegaram ao produto nos últimos meses, como a função Guardar Dinheiro e a integração entre o aplicativo e a lista de contatos do celular, o que permite transferências de dinheiro facilitadas.
          Em julho de 2020, o banco possuía 25 milhões de clientes e tem escritórios no Brasil, México, Argentina e Alemanha - e funcionários de mais de 30 nacionalidades. O time da engenharia tem 600 pessoas.
          Em 11 de setembro de 2020, o Nubank entra no mercado de investimentos com o anúncio da compra da corretora Easynvest, corretora digital que tem 1,5 milhão de clientes e cerca de 20 bilhões de reais sob custódia. Num primeiro momento, nada muda para os clientes das duas plataformas. As empresas permanecem operando normalmente e de maneira independente. Um grupo de trabalho será formado para planejar os próximos passos de integração dos serviços, a ser iniciada após aprovação dos reguladores. A compra da Easynvest será submetida ao Banco Central e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Em 27 de outubro, o negócio foi aprovado, sem restrições, pela Superintendência-Geral do Cade. Além do Cade, o negócio ainda precisa da aprovação do Banco Central.
          No início de junho de 2021, a Berkshire Hathaway, companhia do megainvestidor americano Warren Buffett, investiu US$ 500 milhões no Nubank. O banco foi avaliado em US$ 30 bilhões (cerca de R$ 152 bilhões). A apuração é do Pipeline, site de negócios do Valor. Essa é uma das raras apostas da gestora de Buffett no mercado brasileiro, especialmente em uma empresa de capital fechado, conforme o Pipeline. O Nubank também recebeu um aporte adicional de US$ 250 milhões, liderado pela americana Sands Capital com outros investidores, incluindo as companhias brasileiras Verde Asset e Absoluto Partners. Assim, o banco captou US$ 750 milhões, ao todo.
          Em 17 de agosto de 2021, o Nubank anunciou a mudança completa da marca da corretora Easynvest, adquirida em setembro de 2020, que então passa a se chamar Nu Invest. Até então, estava sendo usada a marca Easynvest by Nubank. A virada da marca começa a ser realizada ao longo do dia em diferentes pontos de contato com o cliente.
          Em meados de setembro de 2021, o Nubank e a Creditas, selaram um acordo para oferecer os produtos da plataforma de empréstimo fintech aos mais de 40 milhões de clientes da fintech. O Nubank também deverá fazer um investimento que lhe permitirá adquirir até 7,7% das ações da Creditas, avaliada em US$ 1,75 bilhão, durante os próximos dois anos. Desta forma, o banco digital ampliará sua carteira de produtos de crédito ao consumidor.
          Também em setembro, no México, o Nubank adquiriu a popular empresa financeira (sofipo) Akala. A operação permite que ela tenha as licenças de uma entidade regulamentada, que a autoriza a capturar dinheiro de poupadores e melhorar sua oferta de financiamento no mercado mexicano, tornando-se uma fintech que realiza tarefas bancárias tradicionais.
          O Nubank formalizou sua IPO na bolsa de Nova York (NYSE) e o início dos negócios ocorreu em 9 de dezembro de 2021.
          Em 9 de agosto de 2022, o Nubank anuncia saída de Anitta do conselho de administração. O Nubank explicou que Anitta completará seu mandato no conselho na Assembleia Geral Ordinária de 2022, e em razão do intenso crescimento de sua agenda como pop star global, solicitou que sua participação não fosse renovada. “Anitta continuará trabalhando de forma próxima à companhia como Embaixadora Global da marca, apoiando campanhas estratégicas e projetos de comunicação, incluindo temas como educação financeira e impacto social, além das atividades do Nubank como patrocinador da Copa do Mundo de 2022.”
          Em agosto de 2022, o Nubank recebeu a aprovação do regulador colombiano para se tornar uma empresa financeira, uma licença que lhe permite levantar dinheiro e conceder empréstimos, algo necessário para continuar expandindo sua oferta no país.
          Considerando dados de maio de 2023, segundo a empresa, o Nubank soma 79,1 milhões de clientes, dos quais 75,2 milhões estão no Brasil, incluindo o segmento de PMEs. O número de empresários e empresárias com conta no Nubank PJ (pessoa jurídica) é de cerca de 2,7 milhões. A instituição financeira atende 46% dos adultos brasileiros e é o banco principal de 57% dos seus consumidores. No México, onde o Nubank iniciou a operação nos primeiros meses de 2020 com cartão de crédito, tem cerca de três milhões e meio de clientes.
          O Nubank tem entre seus investidores Sequoia Capital, Tiger Global, Founders Fund, Kaszek Ventures, QED Investors, Redpoint Ventures, Ribbit Capital, Dragoneer Investment Group, Thrive Capital, Tencent e Berkshire Hathaway. A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, possui 107.118.784 ações, que valiam cerca de US$ 1 bilhão no final de 2021. A participação de Buffett equivale a 2,3% do Nubank.
(Fonte: revista Veja - 19.04.2017 / jornal Gazeta do Povo - 16.08.2017 / veja.com - 22.03.2018 / IstoÉDinheiro - 28.09.2018 / Reuters 08.10.2018 (UOL-Economia) / 11.12.2018 UOL / Valor - 07.03.2019 / ÉpocaNegócios / Valor - 10.05.2019 / 01.07.2019 / IstoÉDinheiro - 17.07.2019 / 31.07.2019 / 06.09.2019 / Valor - 23.07.2020 / 11.09.2020 / 18.08.2021 / iupana - 17.09.2021 / 24.09.2021 / Valor - 18.02.2022 / 09.08.2022 / iupana - 12.08.2022 / 19.05.2023 / Valor - 19.05.2023 - partes).

Nenhum comentário: