Foi um 356 o primeiro Porsche produzido no mundo. Fabricado na Áustria, era a realização do sonho de Ferdinand e Ferry Porsche, pai e filho, que em 8 de junho de 1948 deram início a uma história que é conhecida ao redor do mundo, sempre ligada aos esportivos, corridas e tecnologia.
A marca Porsche é baseada no brasão de armas da cidade alemã de Stuttgart, onde a empresa está sediada . O cavalo negro toma o lugar central porque a cidade, que surgiu no ano 950, foi fundada a partir de um haras.
A marca Porsche é baseada no brasão de armas da cidade alemã de Stuttgart, onde a empresa está sediada . O cavalo negro toma o lugar central porque a cidade, que surgiu no ano 950, foi fundada a partir de um haras.
O que faz a Porsche ser a Porsche? Um mito é construído por um conjunto de feitos e histórias, contados e recontados por gerações. Foi a bordo de um 550 Spyder que James Dean, provavelmente o primeiro influencer em tempos analógicos, morreu em alta velocidade em 1955. Nenhuma outra máquina venceu tantas vezes as 24 Horas de Le Mans, a mais incensada das provas automobilísticas. Foram 18 conquistas. Qual foi o primeiro carro adaptado às ruas capaz de passar dos 300 quilômetros por hora? Resposta: o 959, de 1987.
Em 1964, nascia o Porsche mais famoso, o 911. Esta linhagem, que dura até hoje, foi que colocou a Porsche definitivamente entre os carros mais desejados do mundo. Entre as diversas gerações, versões mais nervosas foram desenvolvidas e seguiram a evolução da plataforma do 911. Entre elas, as GT2 e GT3 RS, praticamente carros de corrida homologados para as ruas, com direito a santo-antônio e banco concha, além da ausência do banco traseiro e motores mais potentes.
Por muito tempo, a Porsche não conseguiu conquistar uma fatia maior do mercado de automóvel por causa de sua gama pequena de modelos. Em 1981, à beira do abismo, a empresa desenvolveu um modelo rápido, sedutor e relativamente barato: o Porsche 944. Produzido de 1982 a 1991, esse modelo (que era na verdade um 924 repaginado) participou de vários campeonatos de automóveis ao redor do mundo. Mas sua maior vitória foi, acima de tudo, seu sucesso comercial.
Tendo vendido apenas 14 mil carros em 1993, a Porsche estava à beira da falência. O Porsche Boxster foi o salva-vidas da empresa (até mais do que o Porsche 944). A empresa decidiu contratar engenheiros da Toyota, que transformaram completamente o processo de fabricação. Mais barato do que o Porsche 911, o Boxster, roadster com motor central-traseiro e preço mais baixo, rapidamente achou um nicho para si no mercado de carros esportivos. Lançado em 1996/1997, o Boxster é produzido até os dias atuais e é até hoje um dos esportivos de entrada da marca alemã (agora chamado de 718 Boxster).
Em 2002, o Cayenne gerou controvérsia por ser o primeiro SUV da Porsche, mas que na verdade foi um dos responsáveis por "salvar" financeiramente a empresa. Tanto que na esteira dele vieram o coupé de 4 portas Panamera, lançado em 2009, e o SUV menor Macan, que surgiu em 2014.
Em 1964, nascia o Porsche mais famoso, o 911. Esta linhagem, que dura até hoje, foi que colocou a Porsche definitivamente entre os carros mais desejados do mundo. Entre as diversas gerações, versões mais nervosas foram desenvolvidas e seguiram a evolução da plataforma do 911. Entre elas, as GT2 e GT3 RS, praticamente carros de corrida homologados para as ruas, com direito a santo-antônio e banco concha, além da ausência do banco traseiro e motores mais potentes.
Por muito tempo, a Porsche não conseguiu conquistar uma fatia maior do mercado de automóvel por causa de sua gama pequena de modelos. Em 1981, à beira do abismo, a empresa desenvolveu um modelo rápido, sedutor e relativamente barato: o Porsche 944. Produzido de 1982 a 1991, esse modelo (que era na verdade um 924 repaginado) participou de vários campeonatos de automóveis ao redor do mundo. Mas sua maior vitória foi, acima de tudo, seu sucesso comercial.
Tendo vendido apenas 14 mil carros em 1993, a Porsche estava à beira da falência. O Porsche Boxster foi o salva-vidas da empresa (até mais do que o Porsche 944). A empresa decidiu contratar engenheiros da Toyota, que transformaram completamente o processo de fabricação. Mais barato do que o Porsche 911, o Boxster, roadster com motor central-traseiro e preço mais baixo, rapidamente achou um nicho para si no mercado de carros esportivos. Lançado em 1996/1997, o Boxster é produzido até os dias atuais e é até hoje um dos esportivos de entrada da marca alemã (agora chamado de 718 Boxster).
Em 2002, o Cayenne gerou controvérsia por ser o primeiro SUV da Porsche, mas que na verdade foi um dos responsáveis por "salvar" financeiramente a empresa. Tanto que na esteira dele vieram o coupé de 4 portas Panamera, lançado em 2009, e o SUV menor Macan, que surgiu em 2014.
Pelas façanhas apresentadas no terceiro parágrafo deste texto, dentre outras, se fez tanto alvoroço quando a marca alemã anunciou seu carro elétrico. A iniciativa desagradou os puristas, apaixonados pelo clássico motor boxer de seis cilindros, mas colocou a marca na vanguarda d mobilidade. O Taycan, esse é o nome do bólido, foi apresentado em setembro de 2019, em três eventos simultâneos, na Alemanha, na China e nos Estados Unidos, os maiores mercados da marca, com transmissão ao vivo. A manufatura do Taycan fica colada à linha de montagem do 911, provavelmente o modelo mais admirado da Porsche, produzido desde 1963. Futuro e tradição nascem ali, lado a lado.
(Fonte: MSN-Espresso - 27.05.2017 / TNT - Motor1.com - 11.06.2018 Leo Fortinatti / msn - 05.12.2018 / Exame - 30.10.2019 - partes)
(Fonte: MSN-Espresso - 27.05.2017 / TNT - Motor1.com - 11.06.2018 Leo Fortinatti / msn - 05.12.2018 / Exame - 30.10.2019 - partes)
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