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5 de out. de 2011

MySpace

          Em 2003, nasce a rede social on-line americana MySpace, com foco em conteúdo musical.
          A companhia foi vendida para a News Corporation em 2005 por US$ 580 milhões. À época, a rede social tinha mais de 20 milhões de usuários.
          O MySpace foi uma das primeiras redes sociais em concentrar milhões de usuários no mundo, chegando a superar o Google em número de acessos em 2006, e se tornou a mais popular do mundo.
          O MySpace é conhecido por ter a música como pilar e tornou famosos muitos artistas que usam seus perfis no site para divulgar trabalhos. No mundo todo, são cerca de 6 milhões de bandas, que vão desde Madona e U2 até aquele seu vizinho barulhento. No total, 55 mil bandas brasileiras estavam no MySpace, com dados do final de 2007.
          Em 14 de dezembro de 2007, a empresa anunciou a versão oficial do site em português. A atração de mais de 700 mil usuários em três meses no final de 2007 provou que a tradução é fundamental para o sucesso de redes sociais no país. O público-alvo desses sites tem entre 14 e 25 anos.
          O Orkut, do Google, parecia até estar disposto a cooperar com o MySpace. Os dois, e mais cinco redes sociais, lançaram a plataforma OpenSocial, para criar ferramentas comuns. Para o Orkut essa associação compensava um de seus pontos fracos: suas páginas eram estáticas. Para o MySpace, ela ajudaria a conter um concorrente mais perigoso, o Facebook, o site de relacionamento que mais crescia no mundo.
          Em 2008, a MySpace chegou a 76 milhões de usuários, mas o reinado da rede foi abalado pela pulverização das redes sociais, principalmente pelo Facebook. Foi quando perdeu o posto de rede social mais popular do mundo para o Facebook.
          Em 2011, a empresa foi novamente vendida por apenas US$ 35 milhões.
          Em 19 de março de 2019 o MySpace afirmou que perdeu 12 anos de arquivos musicais, somando mais de 50 milhões de músicas de 14 milhões de bandas e artistas, além de fotos e vídeos dos usuários. Segundo a companhia, uma falha na migração de servidores deletou todo o conteúdo entre 2003 – o ano de sua fundação – e 2015. A perda inclui os primeiros sucessos de artistas consagrados na atualidade, como Artic Monkeys e Lily Allen. De acordo com a empresa, os arquivos não poderão ser recuperados com backups e as perdas são permanentes.
(Fonte: revista Época - 17.12.2007 / 28.12.2009 / IstoÉDinheiro - 19.03.2019 - partes)

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