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6 de out. de 2011

Chevrolet

          A americana Chevrolet teve história marcante na formação da GM (General Motors). Já nos primeiros anos, William Crapo Durant, que fundou a GM em 1908, contava com a reputação de Luis Chevrolet, um engenheiro mecânico famoso por suas habilidades de pilotagem, contratado então para corridas promocionais de pilotagem. Em 1910, Durant foi forçado a sair da empresa que ele fundou (GM), mas não seria dissuadido de continuar  na indústria automobilística em expansão. Ele se reagrupou com outros parceiros, inclusive Chevrolet, para desenvolver um carro novo. Durant acreditava que  a reputação de Chevrolet como piloto ajudaria a vender carros, por isso a empresa levou o seu nome.
          A Chevrolet foi fundada em 1911 e seu primeiro modelo teve bastante sucesso apesar do preço relativamente alto. Durant também estava produzindo um carro menor, mais acessível, chamado Little, de William H. Little. A renomada linha Chevrolet teve sucesso imediato, graças a um preço orientado por valores e um motor de quatro cilindros que provou ser muito durável.
          A origem da gravata-borboleta, símbolo da Chevrolet, foi explicada por várias teorias, nenhuma confirmada. Um dos fundadores da marca, William Durant, declarou que a inspiração veio do papel de parede de um hotel em Paris. Mas há quem diga que o ponto de partida do logotipo foi a bandeira da Suíça, país de origem de Louis Chevrolet, que também participou da fundação da montadora.
          Apesar do sucesso inicial da empresa, Durant e Chevrolet divergiam sobre a filosofia de produtos da empresa. O abismo entre eles resultou em Durant comprar a participação de Louis Chevrolet na empresa em 1915. O sucesso permitiu a Durant comprar uma participalçao majoritária na General Motors em 1916. Em 1917, ele estava de volta no comando da GM com a Chevrolet como uma divisão. Durant deixou a General Motors em 1920.
         Sob a liderança de Alfred P. Sloan, engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts que dirigiu a empresa na década de 1920, a GM foi uma das primeiras empresas a perceber que os EUA são um país composto de grupos diversos de consumidores, com diferentes gostos e recursos financeiros. A ideia era usar as marcas para oferecer "um carro para cada bolso e para cada finalidade", como disse Sloan. A Chevrolet fabricava carros acessíveis. Pontiac e Oldsmobile eram progressivamente de mais alto padrão. Buick era uma marca de primeira classe, e o Cadillac o auge do luxo.
          Mesmo com as instabilidades econômicas, a GM já montava carros fora dos Estados Unidos em diversos países, como o Brasil, a partir de 1925. A GMB (General Motors do Brasil) iniciou suas atividades em São Paulo, no bairro do Ipiranga, e em apenas dois anos uma fábrica localizada em São Caetano do Sul começou a ser erguida. No final de 1928 a linha de montagem começou a funcionar. Em 1932 surgiu o primeiro ônibus com carroceria nacional.
          Lançada em 1935, a Chevrolet Suburban americana é o carro há mais tempo em produção no mundo. Embora pouco conhecida no Brasil, ela chegou a ter uma versão nacional, que seria a antecessora da Veraneio. Lançada no fim de 1959, a Amazona (sem “s”, o feminino de cavaleiro) derivava da 3100, conhecida como Chevrolet Brasil, a picape que marcou a nacionalização dos produtos da General Motors, com diferenças em relação ao modelo americano.
          Em 1953, a Chevrolet criou o Corvette, modelo superesportivo, que foi o primeiro carro esporte inteiramente americano fabricado por uma empresa americana.
          Nos anos 1950, outra fábrica foi construída em São José dos Campos. O caminhão Chevrolet surgiu em 1957. A famosa Veraneio foi lançada em outubro de 1964. O Opala foi lançado em novembro de 1968 e o Chevette, em 1973. O Caravan (versão perua do Opala), derivado do station wagon, Caravan, da Opel, filial alemã da GM, foi lançado somente em 1974. Seu projeto ficou um certo tempo engavetado porque a atenção estava voltada ao Chevette. O Monza (que herdou o nome da versão esportiva do polêmico Chevrolet Corvair, carro de motor traseiro do início dos anos 1960) foi lançado em 1982. Em 1989 surgiu o Kadett, nome usado pela primeira vez em 1936 pela Opel. O Opala, assim como o Caravan, foi aposentado em 1992 com um milhão de unidades produzidas, sendo substituído pelo luxuoso Omega.
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Chevrolet D20: Lançada nos anos 1980, rivalizou com as picapes da Ford, fazendo muito sucesso; na década seguinte foi substituida pela Silverado, que nunca se consagrou como a antecessora 
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          A década de 2000 foi particularmente cruel para a GM. A empresa já vinha acumulando prejuízos antes  do ápice da crise em 2008 e teve que adotar medidas para diminuir gastos e sobreviver em meio à pior crise de sua história. Prejuízos acumulados chegaram próximo de US$ 90 bilhões. Em 01 de junho de 2009, a GM entrou em concordata, capitaneada pelo governo americano, que passou a deter mais de metade do capital. Nas palavras do presidente Obama, "participação inevitável e temporária". E foi temporária mesmo: o governo americano vende o último lote de ações que tinha da General Motors em dezembro de 2013 e finaliza o processo de recuperação da empresa.
          O enxugamento de marcas se fez necessário. Em 2004 a GM havia extinto a marca Oldsmobile. Em 2010 foi a vez da morte do Pontiac (vide origem da marca "Pontiac" neste blog). Não foi suficiente. Por isso outras divisões famosas também poderão ser sacrificadas. E um quarteto de marcas seriam preservadas: Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac. Mesmo tendo tido resultado satisfatório com os esforços para sair da crise, a GM já foi obrigada a se desfazer de uma parte importante de sua história.
          Em 2014, a GM vive mais um período dramático. Ao longo de meses, mais de 40 clientes morreram e mais de 50 se acidentaram devido a um problema na ignição dos carros da marca, que paravam repentinamente na estrada. Em agosto daquele ano, a montadora convocou o maior recall da (sua) história - 2,5 milhões de veículos precisavam de reparo.
(Fonte: revista Exame - 15.12.1999 / jornal Gazeta Mercantil - 10.10.2001 Ricardo Bock / revista Época - 04.05.2009 / Wikipédia / jornal O Estado de S.Paulo - 02.06.2009 / OESP - partes)
Importante:
Para obter-se uma visão mais geral e completa da Chevrolet, dentro do guarda-chuva da GM, é sugerida a leitura, neste blog, da marca GM (General Motors)

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