Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Bang & Olufsen

          No segundo semestre de 1999, o empresário Hélio Bork preparava-se para abrir uma loja da marca dinamarquesa Bang & Olufsen, uma grife em equipamentos de áudio e vídeo. Na véspera da inauguração, uma mulher parou diante do futuro estabelecimento, na rua Bela Cintra, nos Jardins, em São Paulo. Com o olhar ansioso, trazia no colo um grande objeto embrulhado num cobertor. Era um aparelho de som. Ela havia vindo do Rio de Janeiro sozinha, mas pagou duas passagens aéreas. Uma para ela, outra para um BeoSound 9000.
          O aparelho em questão é um dos mais célebres da Bang & Olufsen. Sabendo da iminente inauguração da loja, então a primeira da marca no Brasil, a fanática consumidora carioca viera voando a São Paulo em busca de assistência técnica.
          A indústria dinamarquesa Bang & Olufsen foi criada em 1926 e, em 2002, tinha 2.000 lojas em 40 países. Seus produtos são conhecidos internacionalmente pelo design sofisticadíssimo, pela qualidade do som e da imagem e pela durabilidade. Em 2002, a marca tinha três lojas no Brasil: duas em São Paulo (Bela Cintra e Shopping D&D, aberta em 2000) e uma no Rio.
          A montagem de uma loja da Bang & Olufsen não é nada simples: praticamente todo o material de decoração interna, dos móveis à tinta das paredes, tem se ser importado da Dinamarca para seguir o padrão corporativo. O cuidado com as instalações tem um item fundamental: a ausência de qualquer tratamento acústico. O raciocínio é: se o cliente gostar do som tocado na loja, tem de achar ainda melhor em casa.
(Fonte: revista Exame São Paulo - Outubro 2002)


Nenhum comentário: