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5 de out. de 2011

Naspers

          Por volta da metada da década de 2000, o Naspers iniciou a montagem de um grande grupo global, apoiado em empresas de mídia impressa, tecnologia, TV paga e internet. Seus negócios em comércio eletrônico, games, redes sociais e serviços móveis se espalham por Rússia, Índia, China e África do Sul.
          Em 2007, o grupo adquiriu a Tradus, dona dos comparadores de preço Allegro e Ricardo, líderes na Europa Central e do Leste, por 1,6 bilhão de dólares.
          Em 2009, o Naspers adquire o site que compara preços da Internet Buscapé. O negócio atingiu o valor de US$ 342 milhões. Os sul-africanos não compraram um plano de negócios, como ocorreu com investidores entusiasmados com a bolha da internet no início da década. Eles adquiriram uma companhia com um histórico, em um cenário promissor para expansão.
          Com 348 funcionários distribuídos por nove empresas, o BuscaPé era considerado uma das mais completas operações de internet da América Latina pelos serviços que oferecia ao longo da cadeia de comércio eletrônico. Além do sistema que compara preços de produtos do varejo, desenvolvia pesquisas da área de e-commerce, oferecia ferramentas para pagamento digital, sistemas de detecção de fraudes de compras e mantinha classificados online gratuitos.
          Em julho de 2009, os endereços do BuscaPé foram visitados por 8,5 milhões de pessoas no Brasil, segundo a consultoria americana comScore. Essa base de usuários serviria como termômetro para o Naspers para avaliar o comportamento de navegação e vendas online, setor que crescia 40% ao ano.
          Das nove empresas controladas pelo BuscaPé, apenas três tinham operações em outros países latino-americanos: o próprio Buscapé, o QueBarato!, de classificados online, e ebit, que fazia pesquisas na área de comércio eletrônico. O único rival a aparecer, o também brasileiro Bondfaro, foi comprado por Romero Rodrigues e seus sócios em 2006.
          Porém, o Naspers nunca conseguiu ganhar de volta os milhões investidos na aquisição, e colocou o Buscapé à venda em 2018.
          Em maio de 2019, o Naspers vende o Buscapé para seu rival Zoom, por uma importância muito menor do que o valor investido. O acordo, além do Buscapé, inclui as marcas Bondfaro, QueBarato e Modait.
          A Naspers continua a atuar no Brasil através das companhias brasileiras iFood, site de anúncios OLX (divide controle com o grupo norueguês Schibsted) e PayU.
          Em 19 de agosto de 2022, a holandesa Prosus, subsidiária de investimentos internacionais do grupo Naspers, anunciou a compra da participação da Just Eat Takeaway no iFood. Pelos 33,3% da gigante europeia, a Prosus desembolsará € 1,5 bilhão (R$ 7,8 bilhões) em dinheiro - além disso, um adicional de € 300 milhões (R$ 1,6 bilhão) por performance do iFood nos próximos 12 meses também está previsto no acordo. Assim, o iFood passa a ser avaliado em cerca de € 5,4 bilhões (R$ 27,3 bilhões). Com a compra, o controle do iFood passa integralmente para a brasileira Movile, até então dona da maior fatia do iFood. Desde 2008, a Prosus é a principal investidora da Movile - em 2021, por exemplo, os holandeses colocaram R$ 1 bilhão na Movile para turbinar o desenvolvimento de apps como iFood, Sympla, Zoop e Afterverse.
(Fonte: revista Época - 08.09.2008 / Exame - 21.10.2009 / Valor - 15.05.2019 / IstoÉdinheiro - 15.05.2019 / OESP - 19.08.2022 - partes)

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