Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel, interior de São Paulo, e passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando em cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para os comerciantes da região. Quando se mudou para São Paulo, estava com 19 anos e foi contratado para trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) para escrever reportagens policiais.
Antes de ser contratado como repórter policial, mostrou os desenhos que tinha trazido numa pasta. O chefe de artes do jornal deu um conselho seco: "Desista , menino. Desenho não dá dinheiro nem futuro".
Paralelamente ao ofício de jornalista, Mauricio continuava a rabiscar, e em 1959 nasceu seu primeiro personagem, o cão Bidu. Ao lado de seu dono, Franjinha, ele ilustrava semanalmente uma tirinha de quadrinhos no jornal onde trabalhava como repórter.
O Souza, de Mauricio de Souza, mais tarde passou para Sousa: o desenhista trocou as arestas do Z pelas curvas do S, pois considerava a primeira letra "agressiva".
Nos anos seguintes, ele criou mais tiras com diversos personagens - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta. Mônica apareceu pela primeira vez em uma historinha do Cebolinha, o moleque de cabelo espetado que trocava as letras, que era publicada no jornal Folha de S.Paulo. Isso aconteceu em 3 de março de 1963. Inspirada na filha homônima de Mauricio, Mônica passou de coadjuvante a protagonista. Um colega de Mauricio havia comentado que não havia meninas nas historinhas. Ele encontrou inspiração na própria filha, uma baixinha birrenta e gorducha, de dois anos, que andava arrastando seu coelho de pelúcia pela casa. Em 1970, Mônica ganhou uma revista com o seu nome, a primeira publicação de histórias em quadrinhos infantil produzida em cores por aqui, com 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Sempre com seu coelho Sansão e seu inesquecível vestidinho vermelho.
Em março de 2008, a família passou por um período de grande apreensão. Marinalva Santos, ex-esposa de Mauricio, ficou sequestrada durante 18 dias, junto com o filho Marcelo, então com nove anos.
Em 2008 publicou a Turma da Mônica Jovem, que é a linha de personagens da turminha aos 15 anos de idade. Os primeiros quatro números da revista, em 2008, venderam juntos mais de um milhão e meio de exemplares.
Entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Entre as revistas de histórias em quadrinhos mais vendidas do país, 10 são de Mauricio de Sousa. Suas revistas respondem por 86% das vendas do mercado brasileiro de quadrinhos. O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas vendidas. Não à toa é considerado o maior formador de leitores do Brasil.
Livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile, desenhos animados, desenhos feitos para o cinema, shows e espaços interativos distribuídos por todo o Brasil, em que os personagens se apresentam ao vivo em peças teatrais, feiras, convenções e festividades, são criações que estão no leque de atividades da empresa.
Antes de ser contratado como repórter policial, mostrou os desenhos que tinha trazido numa pasta. O chefe de artes do jornal deu um conselho seco: "Desista , menino. Desenho não dá dinheiro nem futuro".
Paralelamente ao ofício de jornalista, Mauricio continuava a rabiscar, e em 1959 nasceu seu primeiro personagem, o cão Bidu. Ao lado de seu dono, Franjinha, ele ilustrava semanalmente uma tirinha de quadrinhos no jornal onde trabalhava como repórter.
O Souza, de Mauricio de Souza, mais tarde passou para Sousa: o desenhista trocou as arestas do Z pelas curvas do S, pois considerava a primeira letra "agressiva".
Nos anos seguintes, ele criou mais tiras com diversos personagens - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta. Mônica apareceu pela primeira vez em uma historinha do Cebolinha, o moleque de cabelo espetado que trocava as letras, que era publicada no jornal Folha de S.Paulo. Isso aconteceu em 3 de março de 1963. Inspirada na filha homônima de Mauricio, Mônica passou de coadjuvante a protagonista. Um colega de Mauricio havia comentado que não havia meninas nas historinhas. Ele encontrou inspiração na própria filha, uma baixinha birrenta e gorducha, de dois anos, que andava arrastando seu coelho de pelúcia pela casa. Em 1970, Mônica ganhou uma revista com o seu nome, a primeira publicação de histórias em quadrinhos infantil produzida em cores por aqui, com 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Sempre com seu coelho Sansão e seu inesquecível vestidinho vermelho.
Em março de 2008, a família passou por um período de grande apreensão. Marinalva Santos, ex-esposa de Mauricio, ficou sequestrada durante 18 dias, junto com o filho Marcelo, então com nove anos.
Em 2008 publicou a Turma da Mônica Jovem, que é a linha de personagens da turminha aos 15 anos de idade. Os primeiros quatro números da revista, em 2008, venderam juntos mais de um milhão e meio de exemplares.
Entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Entre as revistas de histórias em quadrinhos mais vendidas do país, 10 são de Mauricio de Sousa. Suas revistas respondem por 86% das vendas do mercado brasileiro de quadrinhos. O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas vendidas. Não à toa é considerado o maior formador de leitores do Brasil.
Livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile, desenhos animados, desenhos feitos para o cinema, shows e espaços interativos distribuídos por todo o Brasil, em que os personagens se apresentam ao vivo em peças teatrais, feiras, convenções e festividades, são criações que estão no leque de atividades da empresa.
Em 2009, depois de 16 anos ocupando uma área de 9.000 metros quadrados no Shopping Eldorado, em São Paulo, o Parque da Mônica teve de deixar o local. O Eldorado alegou mudança no perfil de seus frequentadores e falta de investimento no parque para pedir a saída. Mauricio de Sousa apelou para o sentimentalismo com mensagens no Twitter lembrando dos bons momentos do parque, mas conseguiu apenas alguns meses a mais para sair. É um dos parques mais conhecidos da capital paulista. Inaugurado em 1993 no Shopping Eldorado, ficou até ser fechado em 2010. Foi reaberto em 2015 no Shopping SP Market. Existe uma filial internacional, situada em Luanda, Angola, aberta em 2010. O parque tem muitas atrações especiais que os pequenos vão adorar. Há uma pequena roda gigante, uma montanha-russa, carrossel, áreas temáticas, brinquedos giratórios, escalada, carrinhos de bate-bate, instalações nas quais as crianças podem se fantasiar e espetáculos ao vivo.
Os diversos shows musicais da Turma da Mônica já foram vistos por mais de 5 milhões de pessoas no Parque da Mônica, e agora estão rodando o Brasil.
Os temas, que vão de drogas a falta de água, foram desenvolvidos com o auxílio de coordenadores pedagógicos, para que shows transmitissem não apenas alegria, mas também mensagens positivas, capazes de fazer crianças e adultos refletirem sobre como tornar melhor o mundo em que vivemos.
A produtora Mauricio ao Vivo foi criada para montagem de grandes espetáculos. A temporada "Turma da Mônica no Mundo do Circo", que teve início em abril de 2011 em São Paulo, passou a ser apresentada em outras cidades brasileiras.
A Mauricio de Sousa Produções, considerando dados de meados de 2017, conta com 300 funcionários e gerencia negócios que vão além dos gibis: 3.000 produtos licenciados para 150 empresas. Faz mais de vinte anos que Mauricio não participa da criação. As histórias são elaboradas por vinte roteiristas espalhados pelo país - para absorver os temas e conversas locais.
(Fonte: revista Exame - 29.07.2009 / revista Ponto de Encontro - a revista da Drogaria São Paulo - out/nov 2013 / revista Veja - 07.06.2017 - partes)
Os temas, que vão de drogas a falta de água, foram desenvolvidos com o auxílio de coordenadores pedagógicos, para que shows transmitissem não apenas alegria, mas também mensagens positivas, capazes de fazer crianças e adultos refletirem sobre como tornar melhor o mundo em que vivemos.
A produtora Mauricio ao Vivo foi criada para montagem de grandes espetáculos. A temporada "Turma da Mônica no Mundo do Circo", que teve início em abril de 2011 em São Paulo, passou a ser apresentada em outras cidades brasileiras.
A Mauricio de Sousa Produções, considerando dados de meados de 2017, conta com 300 funcionários e gerencia negócios que vão além dos gibis: 3.000 produtos licenciados para 150 empresas. Faz mais de vinte anos que Mauricio não participa da criação. As histórias são elaboradas por vinte roteiristas espalhados pelo país - para absorver os temas e conversas locais.
(Fonte: revista Exame - 29.07.2009 / revista Ponto de Encontro - a revista da Drogaria São Paulo - out/nov 2013 / revista Veja - 07.06.2017 - partes)
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