Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

China Construction Bank - CCB

          CCB é a sigla do banco chinês China Construction Bank Corporation e sua sede é em Pequim. O banco estatal foi fundado em 1954 como Banco da Construção do Povo da China, visando financiar projetos de infraestrutura de grande escala. O gigante ofereceu recursos para enormes projetos de infraestrutura tocados pelo estado, antes de começar a emprestar também para outros clientes.
          Em 2005, o CCB captou 9,2 bilhões de dólares em sua abertura de capital.
          Em outubro de 2013, a família Bezerra de Menezes decide vender o BicBanco para o banco CCB por R$ 1,62 bilhão. No letreiro da vistosa agência localizada na esquina das avenidas Brasil e Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo, pode-se avistar as letras do alfabeto chinês para identificar o banco, além da denominação em inglês: CCB China Construction Bank. Por algum tempo o letreiro em chinês ficou estampado junto com "Bicbanco", mas, desde outubro de 2016, somente os caracteres chineses se fazem presentes na faixada da agência.
          Desde 2014, marca presença em solo brasileiro com a sua subsidiária CCB Brasil, representando um marco na estratégia de internacionalização do CCB, com o objetivo de ser o principal intermediador de negócios financeiros para apoiar o fluxo de comércio exterior entre o Brasil e a China e ser a operação-âncora do conglomerado na América Latina. Ocupando um papel primordial no fomento de negócios entre os dois países, registrado como China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S/A, com sede em São Paulo (SP), atua nos segmentos financeiros demandados pelo mercado corporativo. O CCB Brasil conta com uma equipe de mais de 500 profissionais, cujas atividades se dividem entre a sede e nove pontos de atendimento, em locais estratégicos do território nacional. Também possui uma agência em Grand Cayman. A Instituição opera por meio de suas carteiras de crédito, investimentos e de câmbio e comércio exterior, direcionadas para atender especialmente empresas de grande porte
          Em abril de 2018, o CCB lançou uma agência completamente automatizada, equipada com software de digitalização facial, uma sala de realidade virtual, uma máquina de hologramas, robôs falantes e telas sensíveis ao toque para pagar as contas de serviços públicos e taxas do Partido Comunista, entre outras funções. A filial foi inaugurada no distrito de Huangpu, no centro de Xangai, e está sendo anunciada como o primeiro "banco não-tripulado" da China.
          Na entrada do banco, os robôs recebem as pessoas e respondem a perguntas usando um software de reconhecimento de voz. Os clientes também podem passar seus cartões de identificação nacional para entrarem no recinto ou escanearem seus rostos usando o dispositivo de reconhecimento facial local. As máquinas do lado de dentro, por sua vez, permitem que os visitantes comprem ouro, troquem moeda ou explorem investimentos imobiliários utilizando óculos de realidade virtual. O CCB é considerado o pioneiro nessa técnica.
          Considerando dados de abril de 2018, o CCB é o segundo maior banco do mundo, medido por ativos. Com ações negociadas nas bolsas de valores de Xangai e Hong Kong, atende a uma carteira de 314 milhões de clientes. Trabalha com um time de cerca de 362,5 mil funcionários, dispõe de uma rede de 15 mil agências bancárias, na China e no exterior e está presente em todos os continentes, por meio de suas 251 subsidiárias, sob a premissa do slogan “Construindo um futuro melhor”.
          De maneira pioneira, neste ano o CCB deu início a um processo de abertura de agências operadas por robôs, usando inteligência artificial e tecnologia de reconhecimento facial.
(Fonte: revista Exame - 08.11.2006 / 12.12.2012 / Gadgets 360 - 24.04.2018 / LinkedIn - partes)

Nenhum comentário: