30 de out de 2011

China Construction Bank - CCB

          CCB é a sigla do banco chinês China Construction Bank Corporation e sua sede é em Pequim. O banco estatal foi fundado em 1954 visando financiar projetos de infraestrutura de grande escala.
          Em 2005, o CCB captou 9,2 bilhões de dólares em sua abertura de capital.
          Em outubro de 2013, a família Bezerra de Menezes decide vender o BicBanco para o banco CCB. No letreiro da vistosa agência localizada na esquina das avenidas Brasil e Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo, pode-se avistar as letras do alfabeto chinês para identificar o banco, além da denominação em inglês: CCB China Construction Bank. Por algum tempo o letreiro em chinês ficou estampado junto com "Bicbanco", mas, desde outubro de 2016, somente os caracteres chineses se fazem presentes na faixada da agência.
          Em abril de 2018, o CCB lançou uma agência completamente automatizada, equipada com software de digitalização facial, uma sala de realidade virtual, uma máquina de hologramas, robôs falantes e telas sensíveis ao toque para pagar as contas de serviços públicos e taxas do Partido Comunista, entre outras funções. A filial foi inaugurada no distrito de Huangpu, no centro de Xangai, e está sendo anunciada como o primeiro "banco não-tripulado" da China.
          Na entrada do banco, os robôs recebem as pessoas e respondem a perguntas usando um software de reconhecimento de voz. Os clientes também podem passar seus cartões de identificação nacional para entrarem no recinto ou escanearem seus rostos usando o dispositivo de reconhecimento facial local. As máquinas do lado de dentro, por sua vez, permitem que os visitantes comprem ouro, troquem moeda ou explorem investimentos imobiliários utilizando óculos de realidade virtual. O CCB é considerado o pioneiro nessa técnica.
          Considerando dados de abril de 2018, o CCB é o segundo maior banco do mundo, medido por ativos.
(Fonte: revista Exame - 08.11.2006 / 12.12.2012 / Gadgets 360 - 24.04.2018 - partes)

Nenhum comentário :