Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

BicBanco

          O Banco Industrial e Comercial S.A., BicBanco, foi fundado em 1938, em Juazeiro do Norte, Ceará, pela família Bezerra de Menezes.
          José Bezerra de Menezes, o Binho Bezerra (1956-2023), ostentou por muitos anos o título de banqueiro mais jovem do Brasil, quando foi empossado presidente do BicBanco. Ele fez parte da terceira geração de controladores do banco.
          Em dezembro de 2012, o BicBanco, presidido por José Bezerra de Menezes, foi notificado pelo Banco Central - que questionou por que não foi feita uma provisão para créditos duvidosos. À KPMG, auditora do BicBanco, foi enviada uma correspondência pedindo esclarecimentos para o motivo que levou a auditoria a não fazer, no balanço da instituição financeira, a ressalva sobre a necessidade de provisionamento.
          Em outubro de 2013, a família Bezerra de Menezes decide vender o BicBanco para o banco CCB - China Construction Bank Corporation, por R$ 1,62 bilhão. No letreiro da vistosa agência localizada na esquina das avenidas Brasil e Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo, podia-se avistar as letras do alfabeto chinês para identificar o banco, além da denominação em inglês: CCB China Construction Bank. Por algum tempo o letreiro em chinês ficou estampado junto com "Bicbanco", mas, em outubro de 2016, somente os caracteres chineses se faziam presentes na faixada da agência.
          Após a carreira de banqueiro, Binho Menezes abriu a empresa Ademicon, tida como a primeira administradora de consórcios de imóveis do Brasil, e passou a atuar também no mercado imobiliário. Ele detinha também a empresa BM Empreendimentos.
(Fonte: revista Exame - 12.12.2012 / Estadão - 10.09.2023 - partes)

Nenhum comentário: