Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Gomes da Costa

          A Gomes da Costa foi fundada em 1954 pelo imigrante português Rubem Gomes da Costa. Fabricante de atum e sardinhas, a empresa foi da Brascan e dos irmãos Carlos e Ricardo Mansur até chegar às mãos de Ismar Machado Assaly e José Eduardo Simão em 1992.
          O fundo Laep, da americana TCW, teve participação na empresa, que enfrentou maus momentos.
          Em outubro de 2004, o grupo espanhol Calvo, que atua na área de pescados em conserva, fez um aporte para saldar dívidas da companhia. O investimento foi de US$ 50 milhões, que resultou na compra de 80% da Gomes da Costa.
          No início de 2008, o grupo Calvo concluiu a aquisição da Gomes da Costa (GDC). O grupo adquiriu os 20% que ainda pertenciam aos antigos sócios.
          A primeira mudança feita pelos espanhóis, após assumir integralmente a empresa, foi a troca de comando. Com a saída de Assaly, sócio por 15 anos, a presidência passou ao espanhol Alberto Encinas, então há nove anos no Calvo. Também deixou a empresa o sócio José Eduardo Simão, irmão de Assaly e presidente do Conselho.
          Desde que assumiu, o Calvo investiu cerca de R$ 100 milhões, metade em uma fábrica de embalagens em Itajaí (SC), onde produz conservas. O envase de sardinhas é feito nessa cidade portuária catarinense. O Brasil é a segunda maior operação, depois da Espanha.
          A Gomes da Costa produz diariamente dois milhões de latas de sardinha e 500 mil latas de atum, considerando dados de outubro de 2017.
          A razão social da empresa é GDC Alimentos S.A.
(Fonte: oglobo.globo.com/Valor Econômico - 24.01.2008 / 10.01.2012 / G1-SC - 31.10.2017 - partes)

Nenhum comentário: