Por séculos o México só teve uma cerveja colonial encorpada, até que um cervejeiro alemão transgressor resolveu dar ao povo do México uma cerveja leve e refrescante. Ele criou a El Sol, que mais tarde se tornaria Sol.
Velha conhecida dos mexicanos, a tradicional cerveja Sol foi lançada em 1899 pela Cervecería
Cuauhtémoc Moctezuma (principal unidade de negócios da Cervejaria Femsa), fundada em 1890 na cidade de Monterrey. Tornou-se extremamente conhecida por sua garrafa transparente com o rótulo impresso diretamente no vidro.
Em 1993, baseado em pesquisas de mercado, a cerveja foi relançada no mercado mexicano tendo como público alvo os consumidores jovens.
No Brasil, a Sol foi lançada em outubro de 2006, apontada como a futura líder de mercado. A nova fórmula da cerveja foi elaborada seguindo resultados obtidos em 180 dias de pesquisas e análises sobre o mercado cervejeiro brasileiro e as preferências do consumidor. O novo produto foi apresentado por mega-campanha publicitária estimada em R$ 150 milhões (de um total de R$ 250 milhões investido ao longo do ano). A Femsa pretendia recuperar o mercado perdido pelas marcas Kaiser e Bavaria, que então não passavam de 7,8%.
Os concorrentes tentaram atrapalhar. A Ambev tem profissionais dedicados a monitorar o mercado e descobrir possíveis novidades para que a empresa prepare contra-ataques. A tática foi usada antes do lançamento da Sol, da Femsa. A empresa começou a vender um produto batizado de Puerto del Sol, com a clara intenção de desgastar a cerveja rival que chegaria ao mercado meses depois. A garrafa de 600ml chegou fácil a alguns bares, estampando um rótulo com muito sol e um mexicano com bigode avantajado.
Apesar dos mais de 300 milhões de reais investidos em seu lançamento, a Sol nunca chegou a ter sequer 1 ponto percentual de participação nas vendas, em grande medida porque a bebida não caiu no gosto do consumidor e era difícil encontrá-la em bares e restaurantes.
Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, entre junho e agosto de 2007, a Femsa investiu 70 milhões de reais em patrocínio para levantar a marca Sol. Mas, de pouco adiantou, a Sol passou a deter 0,7% do mercado, pouco superior aos 0,6% que tinha até então.
Em 2007, a cervejaria introduziu no mercado mexicano a Sol Cero, primeira cerveja sem álcool do país. A cerveja Sol está presente em muitos países do mundo, tendo seus maiores mercados no México, Ásia, Oriente Médio e América do Sul.
No Brasil, a partir do início de 2010, a Sol passou a ser fabricada pela Heineken Brasil, que adquiriu o negócio de fabricação de cerveja da Femsa.
(Fonte: site Rebolinho / revista Exame - 26.09.2007 / 10.03.2010 - partes)
Velha conhecida dos mexicanos, a tradicional cerveja Sol foi lançada em 1899 pela Cervecería
Cuauhtémoc Moctezuma (principal unidade de negócios da Cervejaria Femsa), fundada em 1890 na cidade de Monterrey. Tornou-se extremamente conhecida por sua garrafa transparente com o rótulo impresso diretamente no vidro.
Em 1993, baseado em pesquisas de mercado, a cerveja foi relançada no mercado mexicano tendo como público alvo os consumidores jovens.
No Brasil, a Sol foi lançada em outubro de 2006, apontada como a futura líder de mercado. A nova fórmula da cerveja foi elaborada seguindo resultados obtidos em 180 dias de pesquisas e análises sobre o mercado cervejeiro brasileiro e as preferências do consumidor. O novo produto foi apresentado por mega-campanha publicitária estimada em R$ 150 milhões (de um total de R$ 250 milhões investido ao longo do ano). A Femsa pretendia recuperar o mercado perdido pelas marcas Kaiser e Bavaria, que então não passavam de 7,8%.
Os concorrentes tentaram atrapalhar. A Ambev tem profissionais dedicados a monitorar o mercado e descobrir possíveis novidades para que a empresa prepare contra-ataques. A tática foi usada antes do lançamento da Sol, da Femsa. A empresa começou a vender um produto batizado de Puerto del Sol, com a clara intenção de desgastar a cerveja rival que chegaria ao mercado meses depois. A garrafa de 600ml chegou fácil a alguns bares, estampando um rótulo com muito sol e um mexicano com bigode avantajado.
Apesar dos mais de 300 milhões de reais investidos em seu lançamento, a Sol nunca chegou a ter sequer 1 ponto percentual de participação nas vendas, em grande medida porque a bebida não caiu no gosto do consumidor e era difícil encontrá-la em bares e restaurantes.
Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, entre junho e agosto de 2007, a Femsa investiu 70 milhões de reais em patrocínio para levantar a marca Sol. Mas, de pouco adiantou, a Sol passou a deter 0,7% do mercado, pouco superior aos 0,6% que tinha até então.
Em 2007, a cervejaria introduziu no mercado mexicano a Sol Cero, primeira cerveja sem álcool do país. A cerveja Sol está presente em muitos países do mundo, tendo seus maiores mercados no México, Ásia, Oriente Médio e América do Sul.
No Brasil, a partir do início de 2010, a Sol passou a ser fabricada pela Heineken Brasil, que adquiriu o negócio de fabricação de cerveja da Femsa.
(Fonte: site Rebolinho / revista Exame - 26.09.2007 / 10.03.2010 - partes)
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