Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Broadcom

          A empresa de semicondutores e eletrônicos Broadcom, foi fundada por Henry Samueli e Henry T. Nicholas III da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla) em 1991. Em 1995, a empresa mudou-se de Westwood, em Los Angeles, para a atual localização, Irvine, no vale do Silício, também na Califórnia. Abriu seu capital na Nasdaq em 1998.
          A Broadcom nasceu como uma divisão da Hewlett-Packard (HP). Depois de uma série de aquisições e fusões, tornou-se uma das principais provedoras de componentes para a indústria da telecomunicação. Ela mantém centros de desenvolvimento na Califórnia, mas sua sede, por razões ficais e administrativas, fica em Singapura - e por isso é considerada uma empresa estrangeira.
          Mesmo tendo anunciado a intenção de transferir sua sede para os Estados Unidos, na primeira quinzena de março de 2018 o presidente americano Donald Trump vetou a proposta da Broadcom de adquirir a americana Qualcomm, outro gigante da indústria de chips. O negócio, estimado em 120 bilhões de dólares, seria um dos maiores da história.
          Mais uma vez, tal como fez ao impor tarifas à importação de aço e alumínio, Trump justificou a medida por questões de "segurança nacional". O temor era que a Broadcom, ao comprar a Qualcomm, acabasse fragilizando a empresa americana, reduzindo o investimento em pesquisa e, com isso, deixando caminho livre para a chinesa Huawei estabelecer o padrão tecnológico da nova geração de comunicação sem fio - a chamada internet 5G   
          Com dados de 2013, a Broadcom emprega cerca de 11.750 funcionários em mais de 15 países.
(Fonte: Wikipédia / revista Veja - 21.03.2018 - partes)

Nenhum comentário: