30 de out de 2011

Banco Inter

          A empresa iniciou suas atividades no ano de 1994. Foi fundada pela MRV Engenharia, com o propósito inicial de conceder crédito, financiamento e investimento. A companhia, chamada de Intermedium Crédito, Financiamento e Investimentos S.A. na época, era especializada no fornecimento de crédito para aquisição de bens, serviços e capital de giro.
          No ano de 2002, quando já havia expandido suas operações passando a atuar também em crédito pessoal, a MRV decidiu transferir o controle acionário do Intermedium para seus respectivos sócios. Assim, o Intermedium, apesar de continuar sendo diretamente/indiretamente controlado pelas mesmas pessoas, deixou de fazer parte da estrutura societária da MRV Engenharia.
          Em 2008, com o desenvolvimento das atividades, os acionistas decidiram transformar o Intermedium em um banco múltiplo, culminando na entrada no segmento de crédito imobiliário para pessoas físicas e jurídicas.         
          A partir de 2015, a instituição mudou a estratégia para uma plataforma digital. Ainda como Banco Intermedium, lançou em 2015 uma conta digital com o intuito de canalizar, futuramente, suas operações por meio de um veículo inteiramente digital. Com o desenvolvimento da plataforma, a companhia passou a oferecer uma gama variada de produtos bancários, de seguros e de investimentos por meio do aplicativo.
          No ano de 2017 a companhia mudou de nome, passando a ser chamada de Banco Inter.
          O Inter tem como acionistas Maria Fernanda Nazareth Menin Souza Maia, Rafael Nazareth Menin Teixeira de Souza, Aquiles Leonardo Diniz, José Felipe Diniz, Marcos Alberto Cabaleiro Fernandez, Rubens Menin Teixeira de Souza, e João Vitor Nazareth Menin Teixeira de Souza.
          No final de 2017, tinha uma carteira de empréstimos de mais de R$ 2,6 bilhões e patrimônio líquido de $ 390,6 milhões.
          Atua hoje como um dos principais players na modernização da indústria bancária  brasileira. Tem como concorrentes mais diretos os bancos Neon, Agibank, Nubank, Next e Original.
          Considerando dados de final de março de 2018, o banco atendia mais de 532 mil clientes de todas as faixas etárias, regiões geográficas e perfis de renda.
          Em abril de 2018, o banco promove seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A oferta foi bem sucedida. Na área de marketing, o Banco Inter decidiu estampar sua marca em camisas de times de futebol, como o São Paulo F.C.

Nenhum comentário :