Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Pé de Moleque de Piranguinho - Barraca Amarela

          Desde 1974 José do Carmo Silva (Zezinho) já atuava em alguns negócios em Piranguinho, localizada no sul de Minas Gerais. Mas, foi em 2004 que nasceu a Barraca Amarela de Piranguinho, sob o comando de Ana Paula da Silva Veríssimo (filha de Zezinho) e Érico Veríssimo (sim, xará do grande escritor).
          Ana Paula deu continuidade à cor amarela, em homenagem ao pai, Zezinho. Nesse período, ela não fabricava seus doces. Era representante dos produtos da Barraca Amarela do Zezinho.
          Em 2005, Ana comercializava seus produtos na barraca com preços diferenciados, definindo um preço para o consumidor final e outro, o de atacarejo, para os comércios das cidades vizinhas: Brazópolis, Itajubá e São Lourenço.
          A fabricação do Pé de Moleque teve seu início em 2006, quando então nasceu a "Fábrica de Pé de Moleque de Piranguinho - Barraca Amarela". A sede da empresa fica no distrito de Santa Bárbara do Sapucaí, na Rua Sebastiana Gomes de Alcântara. A Barraca Amarela fica na Rodovia BR 159 - km 150, em Piranguinho. Na realidade, existem muitas barracas que comercializam o mesmo produto. A concorrência é acirrada. Cerca de 200 metros de distância, já existe uma barraca vermelha. São várias barracas espalhadas pelo município, mas, há uma certa concentração no Trevo de Piranguinho. Os proprietários da barraca amarela são mais agressivos quanto ao negócio. São várias barracas amarelas espalhadas pela região, enquanto as outras, incluindo a vermelha, possuem um só ponto de venda cada uma.
          A fabricação do pé de moleque de Piranguinho é considerada patrimônio imaterial do Estado de MG, reconhecida pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico a Artístico de Minas Gerais. A cidade é considerada Capital Nacional do Pé de Moleque, em conformidade com projeto votado pela Assembleia Legislativa estadual.
           Anualmente, geralmente no mês de junho, Piranguinho é palco da Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo. Em 2018, realiza-se a XIII festa.
          A Fábrica de Pé de Moleque de Piranguinho - Barraca Amarela foi pioneira no lançamento de produtos embalados individualmente, com informações nutricionais e de acordo com os padrões da Anvisa. Logo depois, desenvolveu embalagens personalizadas para cada um de seus produtos.
         Tendo o amendoim como insumo básico, a Barraca Amarela tenta a cada ano criar pelo menos um novo produto usando esse fruto/semente.
          Hoje, a empresa atende toda a região sul de Minas Gerais, a capital e interior de São Paulo e chega também ao Rio de Janeiro, Rondônia, Fortaleza, Santa Catarina, entre outras.
          Considerando dados de abril de 2018, a empresa conta com 32 funcionários, sendo 23 na área de produção, dois na administrativa, dois na logística e cinco nas vendas diretas da Barraca Amarela de Piranguinho.
(Fonte: site da empresa - parte)

Nenhum comentário: