Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Anker

          A Anker foi fundada por Steven Yang na cidade chinesa de Shenzhen, em 2011.
          Depois que Yang largou seu cobiçado emprego no Google, perguntou a sua mãe se deveria conseguir capital de risco para financiar sua ideia de negócio. Se a empresa online de eletrônicos de consumo fosse uma aposta de risco, a mãe teria lhe sugerido procurar capitalistas de risco. Mas, se transformar a empresa em algo grandioso fosse seu destino, ele deveria usar o dinheiro que ela obteve em sua carreira no setor farmacêutico da China.
          Yang então juntou o dinheiro que havia ganho no Google com o da mãe e, com menos de US$ 1 milhão em capital inicial, mudou-se da Califórnia para Shenzhen, um centro para empresas de tecnologia no sul da China.  
          Sete anos depois, em 2018, a Anker Innovations Technology vende produtos como carregadores de smartphone e bancos de energia portáteis pela Amazon.com. E a companhia está ficando ainda maior depois de ter chegado recentemente a um acordo para oferecer seus produtos em quase 4.000 lojas Walmart e 900 filiais Best Buy nos Estados Unidos.
          Negociações recentes no mercado de balcão chinês New Third Board avaliaram a Anker em cerca de US$ 1,1 bilhão. Yang, 36, e sua esposa têm uma participação combinada de cerca de 54%, de acordo com uma análise, feita pela Bloomberg, do relatório do primeiro trimestre da empresa para 2018.
          A Anker oferece carregadores que são alternativas aos de empresas como Samsung Electronics ou Apple e eles vêm com a tecnologia patenteada PowerIQ, que detecta a potência máxima de cada telefone para minimizar o tempo de carregamento. Yang também se aventurou por praticamente todos os outros dispositivos relacionados a smartphones, como cabos, fones de ouvido e aparelhos de carregamento sem fio. E está fabricando também eletrodomésticos, como aspiradores de pó robóticos com a marca Eufy. O desenvolvimento do projeto do aspirador de pó teria sido desgastante. O aspirador deve funcionar, inclusive, sob sofás. 
          A Anker se expandiu porque Yang aproveitou as oportunidades criadas por lacunas no setor de tecnologia. No negócio de smartphones, ele teve como alvo a brecha entre os carregadores caros da Apple e os substitutos de baixa qualidade fabricados por terceiros.
(Fonte: jornal Valor - 23.05.2018).

Nenhum comentário: