No campo dos negócios, a discrição é uma virtude cada vez mais valorizada, especialmente quando se trata de exposição da vida pessoal. Mas nem todos pensam assim. Um deles é o excêntrico empresário paranaense Oséias Gomes, dono da maior rede de franquias odontológicas do Brasil, a Odonto Excellence, com faturamento milionário. A partir de sua mansão na cidade de Ponta Grossa, a cerca de uma hora de Curitiba, ele administra uma rede de clínicas com quase 600 unidades só no Brasil, além de 57 espalhadas por Angola, Portugal e Paraguai. Enquanto fecha contratos e negocia com potenciais investidores, ele exercita sua outra paixão: o mundo animal. Perto de casa, em uma chácara 100 mil metros quadrados, ele cria bichos exóticos como avestruz, lhama, tucano e camelo. “Esse é o meu refúgio”, definiu o empresário, ao receber a reportagem da revista IstoÉDinheiro.
O estilo de vida de Gomes não chama a atenção apenas pela ostentação, mas por sua trajetória. Filho de agricultores, ele e os cinco irmãos ajudavam com o trabalho na roça, que rendia cerca de um salário mínimo para o sustento do grupo. Aos 15 anos, sem a aprovação dos pais, ele foi até a rodoviária e comprou uma passagem apenas de ida para Telêmaco Borba, cidade com 65 mil habitantes à época. O motivo? Queria estudar. Para bancar os estudos e ajudar a família, Oséias trabalhou durante anos como empacotador, lavador de carro e office-boy, no banco Bamerindus, e ali, em três anos, chegou a gerente.
Foi em 2008 que surgiram as primeiras ideias para montar a própria empresa. Um ano depois, em 2009, Gomes e o sócio Sebastião Marcius — que detém hoje 9% da rede — desembolsaram R$ 5 mil para abrir a primeira unidade da Odonto Excellence, em Ponta Grossa. E não demorou muito para o negócio decolar: o faturamento que começou com cerca de R$ 20 mil no primeiro ano de operação saltou para R$ 300 milhões em 2018. A chave para a fama e fortuna do negócio é a gestão, diz o executivo. “Enquanto o dentista se prepara para trabalhar na boca do paciente, eu me preocupo em administrar, dar treinamento e suporte”.
Essa é uma das principais partes da estratégia do empresário. Do lado dos franqueados, um software de gestão concentra todos os dados da empresa, como despesas fixas, gastos com manutenção, número de pacientes inadimplentes e controle de estoque, além de uma agenda anual com todas as datas de cursos presenciais e a distância oferecidos pela Odonto para todos os funcionários da franquia — desde o dono e os dentistas até a equipe responsável pela limpeza do espaço. A ideia tem fundamento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há uma relação clara entre investir em atividades inovadoras e ampliar a rentabilidade do negócio.
“Já constatamos que a inovação em processos de gestão, que envolve o uso de novas tecnologias, gera resultados financeiros para as franquias”, diz Vanessa Bretas, especialista em inteligência de mercado da ABF. Mas o investimento na plataforma é só uma das pontas da preocupação de Oséias. Ele também desenhou um modelo de pagamento diferente do tradicional: quem decide como ou em quantas vezes pode pagar por um determinado tratamento é o próprio cliente. E para driblar os riscos de inadimplência, o empresário oferece alguns incentivos, como descontos que podem chegar a 17% por parcela quando o consumidor paga as contas em dia ou indica outra pessoa para iniciar um tratamento.
Outro fator que se destaca na cultura da empresa é o relacionamento entre o fundador e os funcionários. No dia a dia é comum encontrar Gomes almoçando com os colaboradores no restaurante que fica a poucos metros da sede. No espaço gastronômico, como é chamado, todos almoçam em um ambiente que lembra um parque temático. As mesas são de carnaúba, madeira nobre, e a decoração inclui a réplica de um carro antigo de três rodas, um avião em miniatura e uma moto Yamaha V-Max original, famosa no filme Motoqueiro Fantasma, estrelado por Nicolas Cage. Os funcionários gostam das excentricidades do patrão — especialmente no inverno, quando a adega do espaço gastronômico é abastecida com diversos rótulos de vinhos, servidos com uma boa rodada de caldos.
A interação vai além do escritório. Aqueles que batem metas ou se destacam durante o mês são convidados para o “jantar com o presidente”. É quando Oséias e sua esposa Kelly Gomes, atual diretora técnica de odontologia da empresa, recebem convidados em casa e preparam uma refeição para os campeões. “A meritocracia faz parte do plano estratégico que eu tenho para fazer a empresa crescer”, afirma.
Em meio ao trabalho também há espaço para o descanso. Fora da operação, o empresário dedica parte de seu tempo para a academia instalada no último andar de sua casa e para as viagens com a família, que seguem o rigor de uma lei: não passam de quatro dias, independente do destino, dentro ou fora do país. Mas o xodó da família, e dos funcionários que batem as metas, é a Rafinha — camelo fêmea de estimação que tem um estábulo privado na chácara. É lá que o empresário costuma pensar em como expandir os negócios.
Considerando dados do início de 2019, a Odonto Excellence tem 587 franquias no país, 57 no exterior, possui 6000 funcionários diretos e 120 indiretos. A rede já tem franqueados no Paraguai, Portugal e em Angola. Seu faturamento anual gira em torno de R$ 300 milhões.
(Fonte: IstoÉDinheiro - Valéria Bretas - 25.01.2019)
O estilo de vida de Gomes não chama a atenção apenas pela ostentação, mas por sua trajetória. Filho de agricultores, ele e os cinco irmãos ajudavam com o trabalho na roça, que rendia cerca de um salário mínimo para o sustento do grupo. Aos 15 anos, sem a aprovação dos pais, ele foi até a rodoviária e comprou uma passagem apenas de ida para Telêmaco Borba, cidade com 65 mil habitantes à época. O motivo? Queria estudar. Para bancar os estudos e ajudar a família, Oséias trabalhou durante anos como empacotador, lavador de carro e office-boy, no banco Bamerindus, e ali, em três anos, chegou a gerente.
Foi em 2008 que surgiram as primeiras ideias para montar a própria empresa. Um ano depois, em 2009, Gomes e o sócio Sebastião Marcius — que detém hoje 9% da rede — desembolsaram R$ 5 mil para abrir a primeira unidade da Odonto Excellence, em Ponta Grossa. E não demorou muito para o negócio decolar: o faturamento que começou com cerca de R$ 20 mil no primeiro ano de operação saltou para R$ 300 milhões em 2018. A chave para a fama e fortuna do negócio é a gestão, diz o executivo. “Enquanto o dentista se prepara para trabalhar na boca do paciente, eu me preocupo em administrar, dar treinamento e suporte”.
Essa é uma das principais partes da estratégia do empresário. Do lado dos franqueados, um software de gestão concentra todos os dados da empresa, como despesas fixas, gastos com manutenção, número de pacientes inadimplentes e controle de estoque, além de uma agenda anual com todas as datas de cursos presenciais e a distância oferecidos pela Odonto para todos os funcionários da franquia — desde o dono e os dentistas até a equipe responsável pela limpeza do espaço. A ideia tem fundamento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há uma relação clara entre investir em atividades inovadoras e ampliar a rentabilidade do negócio.
“Já constatamos que a inovação em processos de gestão, que envolve o uso de novas tecnologias, gera resultados financeiros para as franquias”, diz Vanessa Bretas, especialista em inteligência de mercado da ABF. Mas o investimento na plataforma é só uma das pontas da preocupação de Oséias. Ele também desenhou um modelo de pagamento diferente do tradicional: quem decide como ou em quantas vezes pode pagar por um determinado tratamento é o próprio cliente. E para driblar os riscos de inadimplência, o empresário oferece alguns incentivos, como descontos que podem chegar a 17% por parcela quando o consumidor paga as contas em dia ou indica outra pessoa para iniciar um tratamento.
Outro fator que se destaca na cultura da empresa é o relacionamento entre o fundador e os funcionários. No dia a dia é comum encontrar Gomes almoçando com os colaboradores no restaurante que fica a poucos metros da sede. No espaço gastronômico, como é chamado, todos almoçam em um ambiente que lembra um parque temático. As mesas são de carnaúba, madeira nobre, e a decoração inclui a réplica de um carro antigo de três rodas, um avião em miniatura e uma moto Yamaha V-Max original, famosa no filme Motoqueiro Fantasma, estrelado por Nicolas Cage. Os funcionários gostam das excentricidades do patrão — especialmente no inverno, quando a adega do espaço gastronômico é abastecida com diversos rótulos de vinhos, servidos com uma boa rodada de caldos.
A interação vai além do escritório. Aqueles que batem metas ou se destacam durante o mês são convidados para o “jantar com o presidente”. É quando Oséias e sua esposa Kelly Gomes, atual diretora técnica de odontologia da empresa, recebem convidados em casa e preparam uma refeição para os campeões. “A meritocracia faz parte do plano estratégico que eu tenho para fazer a empresa crescer”, afirma.
Em meio ao trabalho também há espaço para o descanso. Fora da operação, o empresário dedica parte de seu tempo para a academia instalada no último andar de sua casa e para as viagens com a família, que seguem o rigor de uma lei: não passam de quatro dias, independente do destino, dentro ou fora do país. Mas o xodó da família, e dos funcionários que batem as metas, é a Rafinha — camelo fêmea de estimação que tem um estábulo privado na chácara. É lá que o empresário costuma pensar em como expandir os negócios.
Considerando dados do início de 2019, a Odonto Excellence tem 587 franquias no país, 57 no exterior, possui 6000 funcionários diretos e 120 indiretos. A rede já tem franqueados no Paraguai, Portugal e em Angola. Seu faturamento anual gira em torno de R$ 300 milhões.
(Fonte: IstoÉDinheiro - Valéria Bretas - 25.01.2019)
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