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1 de out. de 2011

Zoom

          A companhia de busca Zoom iniciou suas operações em novembro de 2011 com investimentos de ex-sócios do Bondfaro.      
          Em maio de 2019, o Zoom adquire seu concorrente, o site que compara preços da Internet Buscapé de seu rival Naspers, conglomerado de mídia sulafricano, por uma importância não revelada.
          O Naspers havia adquirido o Buscapé em 2009 por US$ 342 milhões, por 91% de participação na empresa brasileira. Nunca conseguiu ganhar de volta os milhões investidos na aquisição, e colocou o Buscapé à venda em 2018.
          O acordo, além do Buscapé, inclui as marcas Bondfaro (empresa que havia sido comprada pelo Buscapé), QueBarato e Modait.
          O presidente do Zoom, Thiago Flores, em comunicado para a imprensa, disse: “Com esta aquisição, reforçamos nosso objetivo de ser um grande parceiro e gerador de venda para os lojistas e atingiremos 30 milhões de usuários por mês com o proposito de ajudar o brasileiro a comprar consciente”.
          No Brasil, a Naspers divide controle do site de anúncios OLX com o grupo norueguês Schibsted.
          O negócio dependia de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que analisava se a aquisição poderia causar monopólio do setor de sites compiladores de preço. Meses depois do primeiro anúncio, o órgão governamental aprovou a transação.
          Para além da mudança de controle do Buscapé, o controlador do Zoom, o Grupo Mosaico também irá receber o grupo GWHC, que controla o portal de moda e beleza Modait, e tem participações minoritárias na Innoventures, operadora do site Cuponeria e do Compara Online. O valor do negócio não foi divulgado.
          Concretizado o negócio, Zoom e Buscapé atingirão volume de vendas de R$ 5 bilhões em 2019, trabalhando com mais de 2 mil lojistas.
(Fonte: revista IstoÉdinheiro - 15.05.2019 / 16.08.2019 - parte)

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