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30 de out. de 2011

BanQi

          O BanQi é um banco digital focado nas necessidades da população de baixa renda. “O BanQi é uma operação 100% internalizada na Via Varejo”, segundo Michael Klein, presidente e principal representante da família dona da Via Varejo. O BanQi tem como produtos financeiros um cartão pré pago para realização de compras nas lojas Casas Bahia e Ponto Frio, e um serviço de venda a crediário.
          Considerando setembro de 2019, o BanQi ainda está no início das operações e, quando atingir mais de R$ 500 milhões em carteira de crediário, precisará de autorização no Banco Central para operar como fintech, conforme explica Klein. “Hoje, a maior parte do crediário é feito com cartão de crédito”. O volume da Via Varejo em carteira de crediário é de aproximadamente R$ 2 bilhões. Klein estima que o BanQi vai demorar pelo menos seis meses para alcançar uma carteira acima de R$ 500 milhões.
          Atualmente, quem financia as compras a prazo do Ponto Frio é o Investcred (banco mantido em sociedade com o Itaú Unibanco).
          No caso das vendas a prazo na Casas Bahia com financiamento da loja, quem financia as compras são diferentes bancos, incluindo Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Banco do Brasil. Michael Klein acrescentou que a Casas Bahia não terá financeira própria, ao contrário do que outras varejistas têm feito.
          Considerando dados de junho de 2020, o BanQi conta com quase 1.000 pontos de atendimento para saques e depósitos, com foco nas pessoas que atualmente não possuem contas bancárias. A Via Varejo cita que possui uma base de 60 milhões de clientes atualmente, para viabilizar um crescimento rápido do uso dos serviços, além de uma projeção de incorporar mais 20 milhões de fora.
          Isso porque a população de baixa renda ainda é bastante desbancarizada, muitas pessoas ainda recebem os salários em dinheiro vivo e, dos que possuem conta, é apenas para recebimento de salários e não para tomada de empréstimos, por exemplo. Cerca de 60% da população de baixa renda têm como reserva de emergência familiares e amigos e apenas 5% conseguem através de grandes bancos de varejo. Segundo pesquisa realizada e divulgada pela empresa, com clientes de baixa renda, cerca de 28% deles não têm conta em banco, 58% não possuem cartão de crédito e 75% das compras são pagas em dinheiro ou em CDC.
          Klein afirmou que a empresa não tem plano de abrir o capital do BanQi.
(Fonte: Valor - 26.09.2019 / Dica de hoje Research - 01.06.2020 - partes)

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