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6 de out. de 2011

Cerveja Lagunitas

          Fundada na cidade de Petaluma, no estado da Califórnia, em 1993. Criada por Tony Magee, a Lagunitas cresceu no mercado americano sob uma fórmula que combina cervejas lupuladas, identidade visual vintage e marketing com tom irreverente.
          Depois de um início de produção caseiro Magee mudou a produção para um antigo galpão de armazenagem na cidade de Forest Knolls, Califórnia (ao lado da cidade de Lagunitas, que Tony achava que tinha um nome interessante) ... e começou a fabricar mais e mais. As cervejas variaram de ruins e repugnantes a delicadas e excepcionais. E então veio o IPA, e ele sabia que nunca mais poderia voltar. Tony cresceu mudou-se para Petaluma, levando suas receitas e o nome Lagunitas com ele.
          À medida que a cervejaria crescia, a tribo que bebia a cerveja se seguiu e a empresa expandiu seu alcance para novos territórios e novas cervejas.
          Uma manhã, enquanto dirigia de sua casa para a cervejaria Petaluma, Tony pensou em sua cerveja viajando para o outro lado do país e idealizou como levar a cerveja para lá mais fresca. A resposta foi: Chicago. Com a ajuda de alguns novos amigos na Windy City, um ano depois, as instalações de produção da empresa, com sede em Pilsen, abriram suas portas e começaram a fabricar cerveja para Chicagoland e tudo a leste das Montanhas Rochosas. De volta ao Ocidente, um pub de Seattle seguiu logo depois, com outro em Azusa, Califórnia.
          O rápido crescimento e a grande popularização foram certamente fatores motivadores de sua aquisição pela Heineken em 2017. A cervejaria Lagunitas se tornara uma das cervejas artesanais mais populares e de crescimento mais rápido nos Estados Unidos.
          Ainda quando figurava entre as afiliadas da Brewers Association nos EUA, a Lagunitas foi rankeada como a sexta maior cervejaria artesanal americana em 2014. Em 2018, segundo a empresa de inteligência de mercado Nielsen, a cervejaria foi considerada umas das 5 maiores do “segmento artesanal” do país.
          A  presidente da Lagunitas, Maria Stipp declarou à imprensa no início de 2019 a intenção de instalar uma cervejaria no Brasil, entre os próximos passos da marca alegando que o jeito mais eficiente para que consumidores “experimentem o frescor da IPA de Petaluma” é com uma fábrica por perto.
          Enquanto a nova cervejaria está nos planos, a Heineken iniciou a produção da Lagunitas em sua fábrica em Blumenau (da também afiliada Eisenbahn) e chegar com o produto aos mercados em 12 de setembro de 2019. A Lagunitas pode ser encontrada em gôndolas dos supermercados e em bares e restaurantes. A novidade esteve, inicialmente, disponível no e-commerce do Grupo Pão de Açúcar e nos principais bares de cerveja craft nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos formatos 355ml e chope. A partir da segunda quinzena de outubro, a cerveja poderá ser adquirida também nas lojas físicas do Pão de Açúcar, além de grandes redes de supermercados em outros estados, como Angeloni (SC) e Verdemar (MG).
          Os principais mestres-cervejeiros de Lagunitas trabalharam com uma equipe de experts brasileiros para trazer o lúpulo dos Estados Unidos e garantir que os brasileiros consumam um líquido idêntico ao produzido nas cervejarias de Petaluma e de Chicago. Jeremy Marshall, mestre-cervejeiro da marca, comenta:  "Usamos o mesmo lúpulo e as mesmas receitas em todos os locais onde Lagunitas é produzida. Com a produção local, podemos garantir que nossos amigos do Brasil tenham acesso a IPAs tão frescas quanto as que são compradas em qualquer uma de nossas cervejarias nos EUA. Com isso, também reduzimos nossa pegada de carbono, uma vez que não precisamos fazer remessas de cervejas para outras localidades. Queremos garantir que nosso impacto no meio ambiente seja o menor possível e ainda poder oferecer uma cerveja superfresca para nossos consumidores."
(Fonte: cervejaemfoco - 14.07.2019 / revistabeerart/RBS - 11.09.2019 / site da empresa - partes)
       

English version:
          You’re here because you wanna know how it started and how the whole thing came to be. Well, you could say that it all started from a ruined dinner…
          It was Northern California 1993. Tony Magee started brewing on a stovetop homebrew kit and, after a couple batches, some stray wort had spilled down the back. When Thanksgiving night came, and the wort caught fire and burned the turkey to a crisp, Tony’s wife Carissa kindly asked him to move his new hobby elsewhere.
          He moved into an old storage shed in the town of Forest Knolls, Calif. (next to the town of Lagunitas, which Tony thought had a cool-sounding name…) and he started brewing more and more. The beers ranged from vile and repugnant, to delicate and exceptional. And then came IPA, and he knew he could never go back. Eventually, Tony grew out of that space and moved just down the road to Petaluma, bringing his recipes and the Lagunitas name with him.
          As the brewery grew, the tribe that drank the beer followed, and company expanded its zymurgicological reach into new territories and new beers.
          One morning while driving from his home to the Petaluma brewery, Tony thought about his beer traveling to the other side of the country and realized how to get beer there fresher. The answer was: Chicago. With the help from some new friends in the Windy City, one year later company's Pilsen-based production facility opened its doors and started brewing for Chicagoland and everything east of the Rockies. Back on the West, a Seattle brewpub followed soon after, with another in Azusa, Calif. on the way.
          Now, Lagunitas beers are available in 20-ish countries and growing. And whether supporting local communities by turning beer into money for the cause, or simply fueling stories and songs with IPA and other fine ales, company has learned one thing (aside for how to cook a turkey)… Wherever you go: beer speaks, people mumble.
(fonte: site da cervejaria)

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