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6 de out. de 2011

Casio

          A Casio foi fundada em abril de 1946 por Kazuo Kashio, nascido em 1929, Tadao Kashio e outros dois irmãos. Recebeu o nome de Kashio Seisakujo.
          Seu primeiro produto lançado não foi eletrônico. Trata-se do cachimbo yubiwa, que era um anel onde era possível encaixar um cigarro aceso. Por curiosidade, o produto se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Essas características eram importantes no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, pois o preço dos cigarros era muito alto.
          Em 1949, passou a investir os lucros obtidos com o cachimbo yubiwa para desenvolver calculadoras.
          Em 1954,  passou a produzir calculadoras eletro-mecânicas do tamanho de mesas. Foi a primeira empresa a produzir uma calculadora elétrica compacta em 1957. Em junho do mesmo ano foi criada a Casio Computer Co. Ltd. A estratégia de mudar o nome de Kashio para Casio, palavras com pronúncia relativamente parecidas, serviu para que a marca passasse a ter um aspecto mais "ocidental".
          Os produtos começaram a ganhar popularidade nos Estados Unidos e Kashio começa a exportá-los nos anos 1970. Em 1972 Casio lança o primeiro Casio Palm mini. E dando continuidade ao segmento eletrônico, Casio lança em 1975 Casiotron, um relógio digital capaz de mostrar ano, mês, data, hora, minutos e segundos. Nesta mesma época, Casio abre uma subsidiária no Reino Unido.
          Em 1980 a companhia lançou Casiotone 201, um instrumento eletrônico musical.
          Também em 1980, a Casio lançou o relógio-calculadora que se transformou em objeto de desejo dos adolescentes. Além de facilitar as contas, o relógio ainda tinha um joguinho complementar. Acabou virando ferramenta de cola, e os professores de matemática tiveram de proibir o uso dela nas provas.
          Em 1983, foi lançado o relógio G-Shock, que tornou-se um dos produtos de maior sucesso da Casio. A primeira versão, de 1983, era volumosa e chamava a atenção. Tornou-se um hit entre skatistas e surfistas. Na versão de 2001, relógios atômicos eram usados para ajustar o horário.
Nos anos 1990 a empresa começa a comercializar LCDs (Displays de Cristal Líquido).
          Lançar o computador portátil Cassiopeia, em 1996, foi um dos maiores erros da história da empresa. Era baseado no sistema Windows CE, da Microsoft, que perdeu a guerra dos computadores de mão para o Palm. O fracasso resultou no primeiro prejuízo operacional da empresa desde 1970 (78 milhões de dólares em 2002).
          Posta à venda em 1995 por cerca de 400 dólares, a QV-10 foi a primeira câmara acessível a amadores. Para a empresa, era uma tentativa de se livrar de minúsculos monitores de cristal líquido encalhados devido ao fracasso das TVs em miniatura. Os consumidores não gostaram da baixa resolução e o produto também encalhou.
          Em 2002, Kazuo Kashio, um ex-lutador de sumô, determinou a seus engenheiros que criassem uma "câmera de vestir". Leve e fina, ela deveria caber num bolso de camisa ou numa pequena bolsa de mulher. Foi assim que surgiu em junho de 2002, a Exilim, sem nenhuma pesquisa se mercado, com base apenas na intuição. A resolução era razoável e o preço também: 250 dólares. Foi um hit. Leve e compacta, com apenas 11,3 milímetros de espessura, a Exilim tirou a Casio do vermelho.
          Em pouco mais de um ano, a Casio deixou de ser uma empresa moribunda, dependente de produtos de baixo valor agregado, como relógios e calculadoras, e voltou a ser levada a sério.
          Kazuo Kashio, então como presidente do conselho de administração, faleceu em 18 de junho de 2018.
          Com sede em Shibuya, Tóquio, o atual presidente da Casio é Kazuhiro Kashio. Em 2017, possuía 12.287 empregados.
(Fonte: Wikipedia / revista Exame - 14.04.2004)

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