Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cerveja Belco - CNBN

          A Cervejaria Belco foi fundada em 1983 em Botucatu (SP). A empresa foi instalada onde antes funcionava a Belgium Co., uma cooperativa de produção que reunia os remanescentes da colonização belga na região. A formulação do nome veio naturalmente, com a junção das sílabas iniciais da cooperativa, Belgium Co.
          A Belco tem como principal idealizador e fundador o Sr. Natal Schincariol, cuja família está no ramo desde o inicio do século passado. Manteve a tradição familiar passando os rumos dos negócios para filhos e netos sem, no entanto, deixar de passar toda a experiência de vida, entusiasmo pelo negócio e técnicas de fabricação que o ramo exige.
          A primeira unidade de produção tinha capacidade para produzir 3600 hectolitros/ano, comercializados em barris de madeira, embalagem usada à época, na forma de chopp.
          Em 1985 (início dos anos 1990?), a empresa ampliou o seu portfólio de produtos e iniciou a produção de cervejas em garrafas retornáveis de 600 ml utilizando a mesma marca do produto pioneiro (chopp), comercializando esse novo produto em pequenos volumes, apenas nos municípios próximos à fábrica.
          Em 1988, a fábrica mudou-se para São Manuel (SP), onde ainda hoje se situa, tendo aberto, entretanto, uma segunda fábrica em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
          Em 2013, a prefeitura de São Manoel concedeu isenção de impostos e taxas municipais à cervejaria, pelo prazo de dez anos, além da remissão de créditos tributários como IPTU, ISS e outros, inscritos ou não em dívida ativa. A Lei Municipal teve como objetivo ajudar a CNBN a se reerguer e gerar empregos para São Manuel.
          O retorno da cerveja Belco ao mercado aconteceu em 2017, com o reinício da produção.
          A Belco deixa de ser a denominação da empresa, permanecendo como marca. A empresa passa a se chamar CNBN - Companhia Nacional de Bebidas Nobres.
          Hoje, a CNBN oferece serviço de terceirização de seu parque fabril, para empresas que buscam um parceiro para envase, sejam empresas regionais, nacionais ou internacionais, que desejam expandir seu portfólio de produtos. Suas linhas de produção destinadas a terceirização atuam em parceria com grandes marcas, adequando-se a resultados específicos de cada produto em região privilegiada logisticamente. Uma das empresas que já teriam contratado a CNBN é a cerveja Proibida Pilsen.
          A empresa tem em seu portfólio as marcas Chopp Belco, Belco Pilsen, Tauber, Malzbier Belco, Mãe Preta e Belco Sem Álcool.
          Atualmente a empresa conta com 150 funcionários contratados.
(Fonte: portalsaofrancisco.com.br / leianoticias.com.br / site da empresa)

Nenhum comentário: