A empresa que começou pelas mãos do casal de agricultores Hiltrudes e Ignácio Pereira, em 1962. Ele comprou um cavalo e ela cuidava dos produtos que seriam distribuídos. Com o tempo, o cavalo se transformou numa carroça, depois num caminhão que acabou virando um atacado, em Itajaí, Santa Catarina.
A partir da década de 1980, o varejo se tornou a área mais importante, principalmente nas inexploradas fronteiras agrícolas do Centro Oeste.
Na década de 2010, o atacarejo virou a principal fonte de receitas, ganhando espaço desde então. Agora, a rede acelera o digital e a expansão geográfica.
O Grupo Pereira atua no varejo e atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Bate Forte. As três bandeiras estão espalhadas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
Em maio de 2021, então como um dos maiores varejistas de alimentos do país, o Grupo Pereira, traz sua bandeira de atacarejo para São Paulo. A primeira loja da marca Fort Atacadista seria aberta em dezembro (2021), em Jundiaí. O desafio de crescer em São Paulo não é novo para o grupo. O atacadista Bate Forte está há mais de 20 anos no estado, tem 540 vendedores e três centros de distribuição. São cerca de 20 mil clientes, sendo a maioria minimercados com até quatro caixas para pagamento.
Em maio de 2021, então como um dos maiores varejistas de alimentos do país, o Grupo Pereira, traz sua bandeira de atacarejo para São Paulo. A primeira loja da marca Fort Atacadista seria aberta em dezembro (2021), em Jundiaí. O desafio de crescer em São Paulo não é novo para o grupo. O atacadista Bate Forte está há mais de 20 anos no estado, tem 540 vendedores e três centros de distribuição. São cerca de 20 mil clientes, sendo a maioria minimercados com até quatro caixas para pagamento.
O teste com o atacarejo, porém, não será simples. Além de apresentar uma nova marca, o grupo terá de enfrentar na região Jundiaí todos os grandes concorrentes.
Porém, a bandeira tem alguns diferenciais em relação a outros atacarejos. Entre eles, a prioridade nos perecíveis, com bons hortifrútis e açougues, bem como importados exclusivos. As lojas também têm um visual voltado às classes A e B, sem a imagem de loja de produto básico barato.
A companhia tem 86 unidades de negócios entre as quais 29 lojas do Comper (rede de supermercados), 37 lojas do Fort Atacadista (atacarejo) e 6 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e 1 loja Fort Farma (Sempre Fort farmácias). Fazem parte do grupo também a Vuon (cartão de crédito e benefícios) e Perlog (logística). O Grupo Pereira possui, ainda, um centro de distribuição exclusiva da Nestlé no Mato Grosso do Sul (Broker Pantanal) e a BF Cosméticos, atacado de higiene e beleza e distribuidora exclusiva L’oreal para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A companhia tem 86 unidades de negócios entre as quais 29 lojas do Comper (rede de supermercados), 37 lojas do Fort Atacadista (atacarejo) e 6 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e 1 loja Fort Farma (Sempre Fort farmácias). Fazem parte do grupo também a Vuon (cartão de crédito e benefícios) e Perlog (logística). O Grupo Pereira possui, ainda, um centro de distribuição exclusiva da Nestlé no Mato Grosso do Sul (Broker Pantanal) e a BF Cosméticos, atacado de higiene e beleza e distribuidora exclusiva L’oreal para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Com faturamento de R$ 8,8 bilhões no ano passado, o Pereira ocupa a quinta posição no ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) de 2020, em termos de faturamento, atrás de Carrefour, GPA, Cencosud e Muffato.
Com sede no Mato Grosso (mas originalmente de Santa Catarina), além das 73 unidades o grupo tem mais de 700 RCAs (representantes comerciais autônomos) que atendem milhares de estabelecimentos em todo o país. O grupo tem mais de 14.000 funcionários. Lucas Pereira, membro da família fundadora, é diretor da bandeira Bate Forte.
Em 27 de setembro de 2023 o Grupo Pereira inaugurando
hoje a primeira loja de sua bandeira de atacarejo, a Fort Atacadista, em Santos, no litoral paulista, em um ponto onde antes
funcionava o Makro Atacadista. A meta a curto prazo, provavelmente já em 2024, é chegar
à cidade de São Paulo com uma
loja de atacarejo nas imediações da Marginal do Tietê.
“Seria superimportante para
o grupo estar na principal cidade do País”, diz Lucas Pereira,
diretor de Negócios e neto do
fundador da rede. A estreia da
rede na capital paulista depende de encontrar um ponto comercial adequado, o que, na
sua visão, é o principal desafio
do momento.
Segundo o executivo, a empresa, que já tem uma loja Fort
em Jundiaí (SP), inaugurada
em 2022, está acostumada
com a concorrência dos gigantes nacionais do setor e também dos varejistas regionais
paulistas. Tanto que já atua
também com o atacado tradicional no Estado de São Paulo.
Além do formato de lojas de
atacarejo da Fort, o grupo Pereira opera com as bandeiras Comper (de Comercial Pereira), de supermercados, e Bate
Forte, de atacado. E em 27 de setembro (2023) também inaugurou sua segunda
loja da Fort no Rio Grande do
Sul, em Viamão.
Considerando dados de setembro de 2023, o Grupo Pereira é a sétima maior rede de supermercados do País, com faturamento de R$ 11,2 bilhões em 2022.
Com as duas novas lojas
inauguradas em 27 de setembro, o grupo chega a 111 pontos de venda, dos
quais metade de atacarejo, que
responde por 70% da receita
atual da companhia. O restante está pulverizado entre supermercados, o atacado tradicional, varejo farmacêutico,
postos de gasolina, serviços de
logística, agência de viagem e
crédito oferecido por meio do
cartão próprio.
A rede está hoje em seis Estados – Santa Catarina, Mato
Grosso, Mato Grosso do Sul,
Goiás, Rio Grande do Sul e São
Paulo – e no Distrito Federal.
(Fonte: site da empresa / Estadão conteúdo - 12.05.2021 / 27.09.2023 - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário