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5 de out. de 2011

Philips

          Fundada na Holanda, em Endhoven, por Gerard Philips, em 1891, a Philips chegou ao Brasil em 1924. O primeiro escritório, no Rio de Janeiro, importava lâmpadas e, nos anos seguintes, aparelhos de rádio.
          Em 1925, as linhas onduladas e as estrelas, representando ondas de rádio viajando pelo ar, foram usadas como logomarcas pela primeira vez em propagandas e materiais promocionais da Philips, e também nas embalagens das válvulas "miniwat", utilizadas na montagem de aparelhos de rádio porque na época o número de estrelas era diferente em cada material.
          Em 1930, quatro estrelas foram aplicadas junto às três linhas onduladas dentro de um círculo na decoração externa para um alto-falante. Essa combinação foi repetida nos anos seguintes até ganhar a condição de marca oficial registrada com a palavra Philips dentro de um escudo, em 1938, e continua em uso até hoje.
          Os rádios começaram a ser fabricados no Brasil em 1950 e, em 1953, foi iniciada a produção de aparelhos de televisão em preto e branco.
          No ano de 1992, em plena crise, a Philips do Brasil, então presidida pelo holandês Frans Sluiter, teve bons números. O trabalho começou em 1987 quando Sluiter chegou ao Brasil. Ele fechou negócios deficitários e reduziu à metade o número de funcionários, desburocratizando e desinchando a empresa.
          Por mais de 60 anos, a Philips foi uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletrônicos, como televisores e aparelhos de som. Até que, em 2011, Frans van Houten virou presidente da empresa e decidiu terceirizar a fabricação desses produtos para parceiros asiáticos.
          O direito de produzir e vender televisores Philips foi Vendido à empresa chinesa TP Vision, que vende televisores Philips na Europa, Rússia, Oriente Médio, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e alguns países asiáticos. Nos Estados Unidos, Canadá e outros países das Américas, a marca Philips foi comprada pela Funai Corporation, que fabrica e vende televisores sob essa marca. A qualidade dos televisores Philips varia muito dependendo do fabricante, mas em geral a qualidade é medíocre.
          A Philips passou a se concentrar em pesquisar e produzir equipamentos médicos de ponta, lâmpadas mais eficientes e aparelhos eletroportáteis. Consumidores, acionistas e funcionários tomaram um susto. Metade dos 200 principais executivos foi trocada em dois anos. 
(Fonte: livro Marcas de Valor no Mercado Brasileiro - 4ª edição - Editora Senac RJ / revista Exame - 23.12.1992 / 26.06.2013 - partes)

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