Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Banco J. Safra

          Para chegarmos à origem do Banco J. Safra, é importante primeiro olharmos o surgimento do Banco Safra. O Banco Safra (no Brasil) foi fundado em 1967 pelos irmãos Moise, Joseph e Edmond, mantendo a tradição de 200 anos de financistas da família, originária de Alepho (Alepo), na Síria.                Edmond deixou a sociedade na década de 1980 para fundar um banco nos Estados Unidos, vendido em 1999 para o HSBC, e acabou morrendo num incêndio criminoso, em Mônaco, no mesmo ano.
          Moise e Joseph dividiram harmoniosamente o comando do grupo até o início da década de 2000, quando faltou espaço para a terceira geração. Joseph tentou comprar o controle mas Moise resistiu. Joseph e os filhos montaram o Banco J. Safra, para concorrer diretamente com o Safra. Joseph, que tem quatro filhos (entre eles Alberto e David), destacou Alberto para a tarefa de estruturá-lo e tocá-lo.
          A sede do J. Safra foi erguida na avenida Paulista bem em frente à do Safra. Executivos do Safra foram atraídos, e clientes tradicionais, seduzidos. A paz só retornou em 2006, quando, em julho, Joseph, também conhecido como José, comprou os 50% de Moise no Safra no Brasil, o que abriu espaço para que os quatro filhos de Joseph assumissem a totalidade do negócio. Fizeram parte do negócio também as subsidiárias nas ilhas Cayman, além de participações nas empresas de serviços financeiros localizadas nos Estados Unidos, em Luxemburgo, na França, Bahamas e Uruguai.
          Moise Safra faleceu em 15 de junho de 2014, aos 79 anos, em São Paulo.
(Fonte: jornal Valor - 28.10.2019 - parte)

Nenhum comentário: