Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Athenas (restaurante)

     No Baixo Augusta, Nikolaos Loukopoulos, que controla o quarteto de restaurantes Athenas, é conhecido como grego. Mas também caberia o apelido de "Imperador da Rua Antônio Carlos". Loukopoulos, um empreendedor de sotaque carregado, não reúne o charme dos empresários que ganharam fama por lá, como Fecundo Guerra, que fez sucesso com o extinto Vegas. Também não costuma merecer a atenção da crítica gastronômica, a despeito de manter um negócio bem-sucedido nessa área.
     Nascido em Patras, cidade litorânea no sudoeste da Grécia, em 1970, o empreendedor veio para o Brasil em 1992, atraído por Sônia, sua primeira esposa. Engenheiro elétrico de formação, chegou a trabalhar em uma montadora e, no ano seguinte à sua vinda para o país, inaugurou o primeiro Athenas, um restaurante a quilo no 460 da Antônio Carlos. Foi na raça, pois não era do ramo, apesar de gostar de cozinha. E o aprendizado de gerenciamento conseguiu na prática. O fato de ser um pequeno restaurante a quilo lhe possibilitou testar receitas, inclusive de pratos gregos, lógico, e descobrir o que dá certo ou não. Loukopoulos encarregou-se de explicar à equipe como prepará-los. Os pratos gregos, que sempre fizeram parte do menu, são os que costumava comer em sua casa, quando ainda morava no país mediterrâneo.
     Em 1999, veio o segundo restaurante com o formato igual, no número 303 da mesma rua. Em 2006, pôs para funcionar a enorme unidade da esquina com a Rua Augusta.
     Seu mais novo estabelecimento, adquirido em leilão, foi aberto em novembro de 2016, no número 344 da via, e ganhou a expressão To Go depois do nome, já que tem a proposta de oferecer produtos para viagem, além de pães e sanduíches para comer no local. O projeto foi desenvolvido desde 2015 e o lugar tem paredes de concreto aparente, móveis de madeira e piso quadriculado, com tons de verde.
     Todos os imóveis dos quatro restaurantes estão concentrados em um trecho de duas quadras da Rua Antônio Carlos entre a Haddock Lobo e a Frei Caneca. Muitos frequentadores referem-se ao restaurante simplesmente como "O Grego".
     Com a ajuda do filho Georgios, Nikolaos Loukopoulos vê passar por seus restaurantes cerca de 1500 a 2000 pessoas por dia. O faturamento anual, tomando como base o ano de 2016, gira em torno de 20 milhões de reais.
(Fonte: revista Veja São Paulo - 04.01.2017 - parte)    

Nenhum comentário: