A fabricante de carros esportivos Lotus foi fundada por Colin Chapman. Chapman morreu em 1982. No início dos anos 1990, a empresa viu-se num momento ruim, tanto financeiramente quanto comercialmente. Além da morte do fundador, várias mudanças na propriedade da empresa durante a década de 1980 tinha desestabilizado a marca.
Em 1996, foi colocado em produção o modelo Elise, que chegou bem a tempo. Pequeno, leve e com dirigibilidade afiada, este esportivo deu um novo rumo à empresa. O Elise foi produzido até 2001.
Em fins de 1996, quase 3 anos depois de os alemães da BMW terem levado a Land Rover, chegou o dia em que os ingleses se renderam aos malaios. Desta vez 80% das ações da Lotus foram vendidos para a obscura Proton, a maior montadora da Malásia. Com essa compra, a companhia esperava ter condições de se tornar a maior exportadora de carros da Ásia, superando a sul-coreana Daewoo.
Para a Lotus, a transação permitiu a manutenção de cerca de 1.100 empregados, que corriam o risco de ser demitidos. "Queremos que a Lotus permaneça competitiva", disse Yahaya Ahmad, o maior acionista da Proton. "Ela não é apenas uma empresa. É uma lenda".
(Fonte: revista Exame - 20.11.1996 / MSN-Espresso - 27.05.2017)
Nenhum comentário:
Postar um comentário