A PayPal foi criada em 1998 como Confinity - uma junção das palavras "confiança e infinito" em inglês - por Max Levchin, Peter Thiel (que posteriormente investiu no Facebook), Lucas Nosek e Ken Howery. A Palm Pilot, empresa de pagamento e criptografia, desenvolveu um software de segurança para dispositivos portáteis. Um ano mais tarde, foi rebatizada PayPal e começou a prestar serviços de transferência de dinheiro.
Se Pay é "pagamento" e Pal é "amigo", em inglês, já dá para imaginar a intenção dos fundadores ao criar o site PayPal. Ainda que não haja um marco preciso, os especialistas consideram o PayPal e primeira fintech do mundo.
A fundação oficial foi em 1999 nos Estados Unidos, no Vale do Silício. Aos quatro iniciantes juntou-se Elon Musk (fundador da fabricante de carros elétricos Tesla). O PayPal é um site que permite fazer pagamentos e transferir recursos, inclusive internacionais, sem a intermediação de bancos no modelo tradicional - basta cadastrar um cartão. A moeda utilizada é o e-mail. Mais especificamente, o e-mail registrado no PayPal.
O usuário informa seu e-mail, dados pessoais e o número de cartão de crédito no site do PayPal. Na hora de comprar pela internet ou realizar uma transferência de dinheiro, basta informar o e-mail. Ao ser aprovada a transação, o vendedor paga ao PayPal um taxa entre 0,1% e 4,9% do valor da compra.
No Brasil, o PayPal chegou em agosto de 2010.
O PayPal foi comprado pelo site de leilões eBay em 2002 por US$ 1,5 bilhões (R$ 4,68 bilhões) e, em 2015, abriu o capital na bolsa americana Nasdaq. Em junho de 2017, tinha 203 milhões de clientes cadastrados e valor de mercado de 64 bilhões de dólares, 69% mais do que o eBay.
Em 17 de maio de 2018, a PayPal faz acordo para comprar a iZettle, startup sueca de tecnologia financeira, por US$ 2,2 bilhões, o que permitirá que a empresa se expanda para o negócio de terminais de pagamento de varejo nos mercados internacionais. A operação é a maior aquisição já realizada pelo provedor de pagamentos online dos Estados Unidos. A iZettle, sediada em Estocolmo, que processa cerca de US$ 6 bilhões anuais em pagamentos, oferece às pequenas empresas um leitor de cartão de crédito em miniatura que transforma smartphones ou tablets em registradores de pagamento. A iZettle está presente em 12 países da Europa e América Latina, incluindo o Brasil, e oferece outros serviços para gerenciar pequenos negócios.
Em abril de 2019, o PayPal fez uma grande aposta no Mercado Livre, com um investimento de US$ 750 milhões, como parte de um aumento de capital de US$ 1,85 bilhão da companhia de origem argentina.
Em 13 de maio de 2013, O Banco Central concedeu autorização para a PayPal do Brasil funcionar como instituição de pagamento, na modalidade emissor de moeda eletrônica. No despacho da Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, o capital social da companhia informado é de R$ 345,886 milhões. Instituição de pagamento é a pessoa jurídica que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento, sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes. O emissor de moeda eletrônica gerencia conta de pagamento do tipo pré-paga, na qual os recursos devem ser depositados previamente. Um exemplo são os emissores dos cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em moeda nacional.
(Fonte: revista Exame - 02.06.2010 / 21.06.2017 / Reuters - 18.05.2018 / jornal Valor - 30.08.2018 / msn - 19.09.2018 / Valor-13.05.2019 / 21.11.2019 - partes).
Se Pay é "pagamento" e Pal é "amigo", em inglês, já dá para imaginar a intenção dos fundadores ao criar o site PayPal. Ainda que não haja um marco preciso, os especialistas consideram o PayPal e primeira fintech do mundo.
A fundação oficial foi em 1999 nos Estados Unidos, no Vale do Silício. Aos quatro iniciantes juntou-se Elon Musk (fundador da fabricante de carros elétricos Tesla). O PayPal é um site que permite fazer pagamentos e transferir recursos, inclusive internacionais, sem a intermediação de bancos no modelo tradicional - basta cadastrar um cartão. A moeda utilizada é o e-mail. Mais especificamente, o e-mail registrado no PayPal.
O usuário informa seu e-mail, dados pessoais e o número de cartão de crédito no site do PayPal. Na hora de comprar pela internet ou realizar uma transferência de dinheiro, basta informar o e-mail. Ao ser aprovada a transação, o vendedor paga ao PayPal um taxa entre 0,1% e 4,9% do valor da compra.
No Brasil, o PayPal chegou em agosto de 2010.
O PayPal foi comprado pelo site de leilões eBay em 2002 por US$ 1,5 bilhões (R$ 4,68 bilhões) e, em 2015, abriu o capital na bolsa americana Nasdaq. Em junho de 2017, tinha 203 milhões de clientes cadastrados e valor de mercado de 64 bilhões de dólares, 69% mais do que o eBay.
Em 17 de maio de 2018, a PayPal faz acordo para comprar a iZettle, startup sueca de tecnologia financeira, por US$ 2,2 bilhões, o que permitirá que a empresa se expanda para o negócio de terminais de pagamento de varejo nos mercados internacionais. A operação é a maior aquisição já realizada pelo provedor de pagamentos online dos Estados Unidos. A iZettle, sediada em Estocolmo, que processa cerca de US$ 6 bilhões anuais em pagamentos, oferece às pequenas empresas um leitor de cartão de crédito em miniatura que transforma smartphones ou tablets em registradores de pagamento. A iZettle está presente em 12 países da Europa e América Latina, incluindo o Brasil, e oferece outros serviços para gerenciar pequenos negócios.
Em abril de 2019, o PayPal fez uma grande aposta no Mercado Livre, com um investimento de US$ 750 milhões, como parte de um aumento de capital de US$ 1,85 bilhão da companhia de origem argentina.
Em 13 de maio de 2013, O Banco Central concedeu autorização para a PayPal do Brasil funcionar como instituição de pagamento, na modalidade emissor de moeda eletrônica. No despacho da Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, o capital social da companhia informado é de R$ 345,886 milhões. Instituição de pagamento é a pessoa jurídica que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento, sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes. O emissor de moeda eletrônica gerencia conta de pagamento do tipo pré-paga, na qual os recursos devem ser depositados previamente. Um exemplo são os emissores dos cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em moeda nacional.
Recentemente, a companhia revelou pela primeira vez detalhes de um dos seus segmentos de crescimento mais rápido, o aplicativo Venmo, que já possui mais de 40 milhões de usuários nos EUA e cujo volume de pagamentos totais em sua plataforma subiu 73%, para US$ 21,3 bilhões nos primeiros três meses de 2019. O Venmo tem mais usuários do que as iniciativas digitais de algumas das maiores instituições financeiras dos EUA. O Bank of America Corp informou que sua base ativa de usuários digitais foi de 37 milhões no primeiro trimestre. O Wells Fargo contava com 29,8 milhões de usuários digitais ativos. O único grande banco dos EUA com uma presença digital maior do que o Venmo é o J.P.Morgan Chase, que reportou 51 milhões de usuários digitais.
Em novembro de 2019, a PayPal anuncia que vai comprar startup de cupons Honey Science Corp. por cerca de US$ 4 bilhões, o que representa a maior aquisição de sua história. Cerca de 17 milhões de pessoas usam os aplicativos ou as extensões da Honey em seus programas de navegação para encontrar descontos em sites de comércio eletrônico. O objetivo é que as capacidades da Honey ofereçam a seus clientes melhor experiência de compra e ajudem os comerciantes a impulsionar as vendas, em parte com ofertas mais oportunas e personalizadas.
Presente em 200 países, no Brasil, considerando dados de agosto de 2018, tem no país 3,8 milhões de usuários ativos e 350.000 lojistas.Em novembro de 2019, a PayPal anuncia que vai comprar startup de cupons Honey Science Corp. por cerca de US$ 4 bilhões, o que representa a maior aquisição de sua história. Cerca de 17 milhões de pessoas usam os aplicativos ou as extensões da Honey em seus programas de navegação para encontrar descontos em sites de comércio eletrônico. O objetivo é que as capacidades da Honey ofereçam a seus clientes melhor experiência de compra e ajudem os comerciantes a impulsionar as vendas, em parte com ofertas mais oportunas e personalizadas.
(Fonte: revista Exame - 02.06.2010 / 21.06.2017 / Reuters - 18.05.2018 / jornal Valor - 30.08.2018 / msn - 19.09.2018 / Valor-13.05.2019 / 21.11.2019 - partes).
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