Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Ki-Suco (ex-Q-Suco)


          O Ki-Suco nasceu em 1927 nos Estados Unidos com o nome de Kool Aid. Quem o inventou foi o casal Edwin e Kitty Perkins, donos de uma empresa de sucos concentrados e engarrafados. Mas o produto oferecido por eles era bastante caro, quebrava e/ou estragava com facilidade. Ao tentarem encontrar a solução, transformaram o suco em pó e, no ano seguinte, lançaram o novo suco no mercado. O refresco teve um sucesso tão instantâneo nos Estados Unidos e depois na América Latina, que a empresa se desfez de todos os outros produtos e se dedicou apenas ao refresco em pó Kool-Aid.
          Em 1953, a empresa foi vendida para a General Foods Company (que se fundiu com a Kraft em 1989 formando a Kraft Foods e que por sua vez foi cindida em 2012 quando parte da empresa passou a se chamar Mondelez. Em março de 2015, o grupo brasileiro 3G Capital Partners, dono da Heinz, compra a Kraft Foods, a parte que ficou com a denominação original após a cisão da Kraft Foods e Mondelez ).
          Em 1961 o produto foi lançado no Brasil, a princípio, com o nome de Q-Suco (com Q no início). Somente no ano de 1964 os envelopes do produto foram modernizados para receber a imagem da simpática Jarrinha sorridente criada dez anos antes. E para promover ainda mais o produto, milhares de jarras de plástico foram dadas como brindes. Já no finalzinho dos anos 1960 o Q-Suco passou a se chamar Ki-Suco. Naquele tempo o famoso Ki-Suco custava alguns centavos. O preço fazia com que muitos experimentassem, até porque, para a maioria, na época, refrigerante era luxo. Um saquinho pequeno rendia 1 litro, mas precisava de muito açúcar para conseguir adoçar.
          No ano de 1975 a famosa jarrinha sorridente ganhou um corpo, deram-lhe braços e pernas. A partir daí o mascote tornou-se uma figura constante em tudo que se referisse ao Ki-Suco. O personagem se tornou tão famoso, que até ganhou o direito de ter seus pés gravados na Calçada da Fama, em Hollywood.
          Por um certo período o Ki-Suco sumiu da mesa das famílias brasileiras, mas continuou presente em mais de 80 países e possui cerca de 20 sabores diferentes. Agora está de volta e é produzido pela Kerry do Brasil, em Três Corações (MG). Seu envasamento é feito pela Lotécnica Tecnologia em Embu das Artes (SP) e distribuído pela Heinz Brasil S.A., em Nerópolis (GO).
(Fonte: Fasam - História da Publicidade e Propaganda / vivaosanos80.blogspot / embalagem do produto - partes)

Nenhum comentário: