Exemplo mundial mais celebrado de extensão de marca é o do grupo inglês Virgin. Fundado no início dos anos 1970 pelo empresário britânico e ex-hippie Richard Branson a partir de uma loja de discos, o Virgin é hoje um emaranhado de mais de 200 empresas cuja marca comercializa dezenas de produtos e serviços - de celulares e CDs a bebidas.
O seu principal braço é uma companhia aérea que responde pela maior parte do faturamento do grupo. Em vez de mirar nas características individuais de cada um dos produtos, Branson fez o oposto - transferiu a imagem do estilo de vida alegre, ousado e irreverente da Virgin para impulsionar toda a gama de negócios.
Em 4 de abril de 2023, uma das empresas do bilionário Richard Branson, a Virgin Orbit, entrou com pedido de recuperação judicial. A companhia de lançamento de satélites não conseguiu garantir o financiamento de longo prazo necessário para se recuperar da falha de um foguete em janeiro. A Virgin havia anunciado a demissão de cerca de 85% de seus 750 funcionários uma semana antes.O seu principal braço é uma companhia aérea que responde pela maior parte do faturamento do grupo. Em vez de mirar nas características individuais de cada um dos produtos, Branson fez o oposto - transferiu a imagem do estilo de vida alegre, ousado e irreverente da Virgin para impulsionar toda a gama de negócios.
(Fonte: revista Exame - 17.08.2005 / Época Negócios - 04.04.2023 - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário