Como instrutor de voo, o texano Carroll Hall Shelby, nascido em 8 de janeiro de 1923, não deixou os EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Em agosto de 1945, Carroll deixa o Corpo Aéreo para a vida civil e abre um negócio de caminhões basculantes em Dallas, Texas.
Como muitos fabricantes especializados britânicos, a AC Cars utilizava o motor Bristol de seis cilindros em linha em sua produção em pequena escala, incluindo seu roadster AC Ace de dois lugares. Este tinha uma carroceria construída à mão com estrutura tubular de aço e painéis de alumínio feitos com máquinas de rodas inglesas. O motor era um projeto da BMW anterior à Segunda Guerra Mundial, que na década de 1960 era considerado ultrapassado.
Em 1961, a Bristol decidiu interromper a produção de seu motor e, em vez disso, usar motores V8 Chrysler de 331 polegadas cúbicas (5,4 L). A AC começou a usar o motor Ford Zephyr de 2,6 litros em seus carros.
Em setembro de 1961, o designer automotivo americano Carroll Shelby escreveu à AC perguntando se eles construiriam um carro modificado para aceitar um motor V8. A AC concordou, desde que um motor adequado fosse encontrado. Shelby foi à Chevrolet para ver se eles lhe forneceriam motores, mas, não querendo adicionar concorrência ao Corvette, eles disseram que não. No entanto, a Ford queria um carro que pudesse competir com o Corvette e, por acaso, eles tinham um motor totalmente novo que poderia ser usado nessa empreitada: o motor HiPo de 260 pol³ (4,2 L) da Ford – um novo motor V8 de bloco pequeno, leve e fundido, com paredes finas, ajustado para alto desempenho. A Ford forneceu a Shelby dois motores.
Em janeiro de 1962, mecânicos da AC Cars em Thames Ditton, Surrey, equiparam o chassi protótipo CSX2000 com um Ford V8 de 260 polegadas cúbicas emprestado da Ford no Reino Unido; o motor de 221 polegadas cúbicas nunca foi enviado. No entanto, os primeiros desenhos de engenharia foram intitulados "AC Ace 3.6". Após testes e modificações, o motor e a transmissão foram removidos e o chassi foi transportado por via aérea para Shelby, em Los Angeles, em 2 de fevereiro de 1962. Sua equipe instalou o motor e a transmissão em menos de oito horas na oficina de Dean Moon em Santa Fe Springs, Califórnia, e começou os testes na estrada.
O AC Cobra, vendido como Shelby AC Cobra e Shelby Cobra nos Estados Unidos e frequentemente conhecido coloquialmente como Shelby Cobra naquele país, é um carro esportivo britânico com um motor V8 da Ford americano, produzido intermitentemente nos EUA e no Reino Unido desde 1962.
O Shelby Daytona foi campeão de Le Mans. Outro ótimo trabalho de Caroll Shelby, o Shelby Cobra é uma ótima combinação de engenharia americana e britânica.
O Shelby Cobra (1962) e o Cobra GT 350 (1968) são considerados por alguns como uns dos mais belos conversíveis de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário