A Marabraz foi fundada por Abdul Hadi Mohamed Fares, um imigrante libanês já falecido que veio para o Brasil na década de 1950.
Os quatro filhos de Abdul estão envolvidos de alguma forma na administração da Marabraz, mas é Nasses Fares, o caçula, nascido em 1962, que lida mais com o dia a dia da empresa. Nasser, como é conhecido, participa de tudo o que acontece na Marabraz, entretanto essa tarefa deixou de ser fácil para Nasser, pois, a empresa tinha 85 lojas espalhadas pela capital e pelo interior de São Paulo e 2.000 funcionários, considerando um panorama de meados de 2002.
Nasser, a exemplo do que acontece com a preservação de seu anonimato (não permite fotos), também é inflexível quanto às cifras da rede: "Nada de números". Um deles, no entanto, é público. A Marabraz é uma das grandes anunciantes no mercado brasileiro.
O sucesso da Marabraz é explicado pelo sucesso nas vendas para as classes C e D. E a arte de vender móveis, principal segmento da empresa, está no sangue. Nasser e seus irmãos, desde muito jovens, estiveram metidos nas lojas do pai. Com o pai que Nasser afirma ter aprendido a negociar com fornecedores e clientes, mas foi sob o comando dos filhos que o negócio da família prosperou.
Quando o patriarca Abdul morreu, em 1978, o patrimônio dos Fares se resumia a duas pequenas lojas de móveis ainda batizadas de Credi-Fares, na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. Nada mal para um estranho que chegara ao Brasil como mascate, mas algo ainda bem distante do que os filhos iriam construir.
Desde 1998, a Marabraz mantém a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano como garotos-propaganda. A escolha da dupla teria sido feita pelos irmãos sócios e os funcionários, segundo Nasser. Já as situações em que os sertanejos aparecem anunciando as ofertas na rede são boladas por Nasser e os irmãos. Dessa maneira também é que o slogan da empresa, criado em 1990, surgiu. Os irmãos pensaram numa frase e decidiram testá-la. Ela foi escrita em um cartaz que ficou pendurado numa loja da rede por meses. Começaram com "Lojas Marabraz, melhor preço ninguém faz", "preço melhor", "menor preço" e, finalmente, chegaram a "Lojas Marabraz, preço menor ninguém faz", afirma Nasser.
(Fonte: revista Exame - 21.08.2002)
Os quatro filhos de Abdul estão envolvidos de alguma forma na administração da Marabraz, mas é Nasses Fares, o caçula, nascido em 1962, que lida mais com o dia a dia da empresa. Nasser, como é conhecido, participa de tudo o que acontece na Marabraz, entretanto essa tarefa deixou de ser fácil para Nasser, pois, a empresa tinha 85 lojas espalhadas pela capital e pelo interior de São Paulo e 2.000 funcionários, considerando um panorama de meados de 2002.
Nasser, a exemplo do que acontece com a preservação de seu anonimato (não permite fotos), também é inflexível quanto às cifras da rede: "Nada de números". Um deles, no entanto, é público. A Marabraz é uma das grandes anunciantes no mercado brasileiro.
O sucesso da Marabraz é explicado pelo sucesso nas vendas para as classes C e D. E a arte de vender móveis, principal segmento da empresa, está no sangue. Nasser e seus irmãos, desde muito jovens, estiveram metidos nas lojas do pai. Com o pai que Nasser afirma ter aprendido a negociar com fornecedores e clientes, mas foi sob o comando dos filhos que o negócio da família prosperou.
Quando o patriarca Abdul morreu, em 1978, o patrimônio dos Fares se resumia a duas pequenas lojas de móveis ainda batizadas de Credi-Fares, na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. Nada mal para um estranho que chegara ao Brasil como mascate, mas algo ainda bem distante do que os filhos iriam construir.
Desde 1998, a Marabraz mantém a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano como garotos-propaganda. A escolha da dupla teria sido feita pelos irmãos sócios e os funcionários, segundo Nasser. Já as situações em que os sertanejos aparecem anunciando as ofertas na rede são boladas por Nasser e os irmãos. Dessa maneira também é que o slogan da empresa, criado em 1990, surgiu. Os irmãos pensaram numa frase e decidiram testá-la. Ela foi escrita em um cartaz que ficou pendurado numa loja da rede por meses. Começaram com "Lojas Marabraz, melhor preço ninguém faz", "preço melhor", "menor preço" e, finalmente, chegaram a "Lojas Marabraz, preço menor ninguém faz", afirma Nasser.
(Fonte: revista Exame - 21.08.2002)
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